Amizade feminina: como estabelecer limites para manter a relação saudável k1o4

Saiba de que forma definir os limites na amizade feminina é essencial para o crescimento individual e a saúde emocional. 37t6s

A amizade feminina é uma parte fundamental da vida de muitas mulheres, proporcionando apoio, compreensão e cumplicidade. No entanto, assim como em qualquer relação, é necessário estabelecer limites para garantir uma convivência saudável e duradoura. Cada pessoa possui sua individualidade e é fundamental permitir momentos de solidão e reflexão, sem se sentir invadida.

Amizade femininaA base para um relacionamento saudável na amizade feminina é reconhecer e respeitar o espaço pessoal da outra pessoa e o seu próprio – Foto: Freepik/ND

Laís Nayane, natural da Bahia, ou recentemente por uma situação complicada com sua amiga ao convidá-la para seu aniversário. “Comecei os preparativos faltando um mês para o meu aniversário. Foi tudo muito rápido, mas eu sabia exatamente como queria. Só os amigos. Enviei os convites e, para minha surpresa, recebi a mensagem da minha melhor amiga perguntando se era para o namorado dela ir também”, relata Laís.

Ao explicar para sua amiga, Laís salientou que gostaria que o aniversário fosse apenas entre os amigos, porque assim sentiria mais liberdade em dançar e comemorar. A justificativa não foi bem recebida.

“Ela disse que jamais iria em algum lugar onde o namorado não fosse bem-vindo. Isso já havia acontecido outras vezes sempre que a chamava pra algo. Mas confesso que de forma alguma esperava por aquela resposta, pois tínhamos uma amizade de mais de seis anos e se tratava do meu aniversário”, conta Laís.

O contato entre elas foi totalmente cortado após a discussão. “Ela não compareceu ao meu aniversário, não compreendeu e não falou mais comigo. Por alguns dias fiquei me martirizando se havia feito bem em chamar somente os amigos, mas recebi vários conselhos de que estava certa, que cada um tem a sua forma perfeita de comemorar e aquela era a minha”, comentou Laís.

Psicóloga esclarece questões sobre a amizade feminina v723y

Estabelecer limites muitas vezes implica em dizer “não” quando necessário e também saber ouvir um “não”. Respeitar a capacidade de cada uma em assumir compromissos ajuda a evitar frustrações e conflitos.

A psicóloga Vanessa Cardoso conta que “hoje falamos tanto em relacionamentos abusivos entre homens e mulheres ou em pares afetivos, mas pouco se fala de abusos em relações de amizade. A partir do momento que acredito que o outro tem que aceitar uma situação total minha, do meu namorado, de quem eu quero carregar comigo, há uma imaturidade ali”, alerta.

Ao estabelecer e respeitar limites, a amizade feminina pode florescer – Foto: Freepik/NDAo estabelecer e respeitar limites, a amizade feminina pode florescer – Foto: Freepik/ND

Vanessa explica que estabelecer limites entre os relacionamentos é algo necessário. É preciso saber separar os encontros com seus amigos e encontros com seu par romântico. Inclusive, a dependência emocional de ar o tempo integral com o namorado pode desencadear uma série de desafios nos relacionamentos.

Quando uma pessoa se torna excessivamente dependente do parceiro para preencher sua necessidade emocional e até mesmo de identidade, isso pode resultar em um desequilíbrio prejudicial.

A psicóloga conta que a reação radical da amiga de Laís pode ter sido um caso de baixa tolerância a frustrações. “Eu sempre brinco que ‘a frustração é o aporte para a vida adulta’, quanto mais a gente se frustra, mais vamos entendendo que a vida não é como gostaríamos que ela fosse”, esclarece.

Segundo Vanessa, as pessoas vão se tornando adultas em momentos diferentes. Em alguns casos, dá pra continuar a relação por esse viés, mas em outros não tem como. “Quando percebemos que nosso amigo está em outro momento, por mais que doa, às vezes acontece um afastamento saudável”, explica Vanessa sobre os distanciamentos nas amizades.

Como reverter brigas na amizade feminina 2w3e4v

Para reverter situações de brigas entre amigas, a psicóloga diz que o diálogo, expor seus motivos de forma tranquila e entender o lado de ambas são as chaves para uma conexão emocional mais saudável.

O diálogo é a solução para amenizar as brigas na amizade feminina – Foto: Freepik/NDO diálogo é a solução para amenizar as brigas na amizade feminina – Foto: Freepik/ND

O caso de Laís e sua amiga não apenas ilustra as complexidades da amizade feminina, mas também oferece valiosas lições sobre a importância da comunicação e do entendimento emocional para a sustentabilidade dessas relações.

Ao estabelecer e respeitar esses limites, o relacionamento entre amigas pode florescer, proporcionando um apoio valioso e uma conexão significativa. Afinal, a verdadeira amizade é construída sobre os alicerces sólidos de respeito, compreensão e aceitação mútua.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Diversa+ 4i3j43

Diversa+

Pós-verão: os tratamentos mais procurados para recuperar a pele durante o outono e o inverno o6s6h

Após um período de exposição intensa ao sol, a pele tende a perder água, ficando ressecada e sem viç ...

Diversa+

Programa Empodera capacita mulheres em situação de vulnerabilidade em Santa Catarina 3w3x4l

Inscrições para o Programa Empodera, iniciativa da TXM Methods que promove autonomia financeira e so ...

Diversa+

Mensagem do Dia da Mulher: 30 frases inspiradoras para celebrar a data 476l2i

Celebre o Dia da Mulher com 30 frases inspiradoras! Homenageie as mulheres da sua vida com mensagens ...

Diversa+

Quer brilhar no Carnaval? Veja produtos para deixar sua pele radiante nos dias de folia 403b3l

No bloco, na praia ou numa vibe relax? Independente de como você vai curtir o carnaval, veja 3 produ ...

Diversa+

O que o filme ‘Babygirl’ diz sobre desejo, poder e a vida secreta das mulheres 2e5wi

'Babygirl', estrelado por Nicole Kidman, tem chamado atenção não por ter um romance proibido como ro ...