A busca pelo equilíbrio será uma constante nas próximas décadas. Florianópolis já estava no caminho da sustentabilidade, ecologia, alimentação consciente e práticas espirituais e físicas.
É muito perceptível a quantidade de lojas, armazéns, restaurantes e espaços dedicados à saúde e ao bem-estar. A área da alimentação saudável é um nicho muito forte. Uma pesquisa realizada em 2020 pela consultoria Equilibrium, e publicada na Revista Veja Saúde, demonstra que o interesse pelo Veganismo decolou em 981% nos últimos 8 anos.

“É um crescimento enorme, que transformou a forma com que vemos a indústria de alimentos”, explicou Marques. O especialista revelou que as tendências não só apontam ao veganismo, como também ao consumo de produtos saudáveis, diferenciados, artesanais, sem tóxicos e sem conservantes.
“O mercado de produtos orgânicos ou adaptados a restrições alimentar cresceu exponencialmente nos últimos anos, e grandes empresas têm adaptado seu mix de ofertas para este segmento. É hoje um mercado em alta, e dada a questão de saúde evidenciada pelo COVID-19, não se espera uma desaceleração desta tendência no curto prazo”, diz o psicólogo Narbal Silva.
Os efeitos do mundo virtual no consumo do futuro 3s556j
Não tem volta. Nem escolha. O presente e o futuro do mundo são tecnológicos. E isso é tão real que a maioria dos jovens se sente mais confortável se relacionando com pessoas por meio da virtualidade.
E esta decisão parece bem lógica depois de dois anos de distanciamento social provocado pela pandemia, em que o mundo inteiro só tinha opção de interagir pelas plataformas digitais.
No meio da epidemia, as cifras de usuários de internet aumentaram. Estudo do CGIBR (Comitê Gestor da internet no Brasil) feito no fim do ano ado revelou que o país tem 152 milhões de usuários da rede, o que corresponde a 81%da população.
Pela primeira vez, o levantamento apontou que a proporção de domicílios com o à rede no país (83%) era maior que os indivíduos usuários (81%).É fato que nas próximas décadas existirão novas formas de conectar e se relacionar, o que simplificará a vida das pessoas no sentido de facilitar a comunicação e reduzir as distâncias.
Outra tendência de vida no mundo virtual é o metaverso – tecnologia que tem recebido investimentos maciços de Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, uma das redes sociais mais utilizadas no mundo. O metaverso replica a realidade em mundos virtuais, onde as pessoas interagem por meio de avatares e óculos em um novo desafio que para as próximas gerações, que nascerão nesta nova realidade, será bem natural.
“É a seguinte fronteira para conectar pessoas, como foram as redes sociais quando a gente começou”, sintetiza Zuckerberg, ao assegurar que nos próximos dez anos o metaverso estará totalmente pronto, com as pessoas vivendo neste mundo paralelo. A ideia é que as pessoas consigam fazer tudo o que precisam sem se deslocar.
Será possível ir ao supermercado, circular por ele e escolher os produtos no conforto do lar, e ainda receber as compras rapidamente.
Sem glúten e sem lactose 5f575a
Por sua parte, a marca Veritá, que nasceu no ano 2016, oferece produtos doces e salgados saudáveis e feitos com matérias-primas de alta qualidade, sem glúten e sem lactose, também está em expansão.
Atualmente, são três unidades em Florianópolis, uma loja em ville, uma loja em Porto Alegre, uma unidade em Curitiba e já foi anunciada a abertura de uma nova unidade em São Paulo. Um dos sócios da marca, Daniel Feroldi acredita que a moda do veganismo já ou e que agora está no nível de estilo de vida e necessidade.
Feroldi descreve o consumidor catarinense como fiel e recorrente, e isso está demonstrado nas vendas, pois Florianópolis representa 60% do total delas. Ambas as marcas atendem às maiores demandas do consumidor atual, que são produtos práticos e de qualidade para atenderem às diferentes necessidades de inclusão alimentar, bom sabor e com boa durabilidade.
Sabem que os maiores desafios são crescer sem perder a qualidade, manter o contato eficiente com o cliente e continuar sempre inovando no mercado da alimentação saudável. O futuro exige melhores escolhas, humanos mais conscientes e a priorização das tarefas diárias. A mesa está servida com múltiplas opções e todos os especialistas concordam que o segredo de viver e desfrutar da vida é aceitar o melhor de cada mundo e manter o equilíbrio.

Nada suprirá o desenvolvimento humano 5c513x
As formas de trabalhar continuam mudando. A Amazon já conta com 52.000 unidades de uso robótico para agilizar os envios e satisfazer as demandas com eficiência. A maior empresa de comércio eletrônico do mundo lançou esse ano seu primeiro robô móvel e autônomo, capaz de se movimentar pelas instalações, usando tecnologia avançada.
O robô foi construído para interagir nas mesmas salas onde operam os trabalhadores. Apesar de tudo isso, a empresa assegura que a tecnologia robótica não substituirá o trabalho humano.
O psicólogo Narbal Silva, graduado pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e com pós-doutorado em psicologia positiva nas organizações, no trabalho e em outros espaços da vida, é enfático em afirmar que a tecnologia não vai substituir os humanos nem fazer com que o contato físico deixe de existir. “Sensações e emoções não podem ser replicadas por máquinas’’, reforça.
Hiperconectividade 4n2p64
E justamente falando de dois mundos que já são parte do dia a dia (físico e virtual), Florianópolis é movimentada pela tecnologia na área gamer, que gera um faturamento anual superior a R$19 bilhões.
“A Ilha tradicionalmente tinha sua economia baseada no turismo e no aparato governamental, dado o status de Capital do Estado. Apesar deste cenário, nos últimos anos se evidenciou um crescimento exponencial do mercado de tecnologia na cidade. Hoje, existem em torno de 1.000 empresas na área, o que movimenta um grande mercado de empregos de alto valor agregado”, constata o professor doutor em marketing pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e diretor de Marketing e Customer Experience, Thiago Marques.
Mostra disso foi a realização do maior evento de games do Sul do país, o Stun Game Festival, nos dias 16 e 17 de julho deste ano, em Jurerê Internacional, que recebeu mais de 1.500 adeptos.
Estrategista de marketing e criador do festival, Thaynan Mariano diz que o mercado de games é o maior do mercado, muito mais do que o de música, de cinema e de televisão no mundo. Mariano assumiu sua postura em torno ao papel que tem no festival, para alertar seus consumidores a equilibrar os interesses devida.
Por essa razão, nesta última edição se discutiram temas relacionados com a saúde mental dos gamers e os relacionamentos comas mães e os pais, a fim de guiá-los e fazer um acompanhamento saudável.
Marcas que oferecem saúde, inovação e sustentabilidade 373035
O reflexo desse mercado saudável em Florianópolis é o surgimento de marcas como Novah e Veritá, ambas locais, que registram um crescimento absoluto na região. A Novah tem quatro anos.
Ela trouxe inovação, oferecendo queijos e sobremesas veganas feitas à base de castanhas de caju. Atualmente, distribui seus produtos em mais de 40 cidades entre o Sul e Sudeste do Brasil, em especial regiões metropolitanas. 70% das vendas são feitas em São Paulo e Santa Catarina.
Dona da Novah, a empresária Lisiane Oliveira percebe um crescimento muito interessante no último ano, e não só ligado ao mercado nomeado como vegano.
“As pessoas estão mais conscientes de suas alergias e intolerâncias, talvez mais diagnosticadas e se importando mais em se cuidarem, evitando se intoxicar com alimentos que não lhes fazem bem. Então, aqui eu não falaria só do mercado vegano em si, mas do mercado de alimentação consciente”, comenta ela.