O Hospital Azambuja, em Brusque, Vale do Itajaí, em Santa Catarina, anunciou na última sexta-feira (11) a aquisição de um sistema de cirurgia robótica de última geração. Com isto, ele se torna a primeira instituição filantrópica do estado a adquirir esta tecnologia.
Conforme o hospital, o robô, importado dos Estados Unidos, deve chegar ao local nos próximos 120 dias, com previsão de início das operações assim que o equipamento for instalado.

O sistema robótico da Vinci, segundo a instituição, é considerado o mais moderno do mundo e deve trazer melhoras significativas no campo das cirurgias realizadas no Hospital Azambuja.
Aquisição de robô busca atender pacientes da região 3m5d4z
De acordo com o gestor hospitalar Gilberto Bastiani, a aquisição desta tecnologia visa atender com excelência à população de Brusque e região.
“A expectativa é que, em breve, pacientes de diversas especialidades possam ser beneficiados pelas cirurgias robóticas, tornando o hospital uma referência não só no estado, mas em todo o Brasil”, afirma.
O hospital explica que, assim que o equipamento for instalado, os primeiros procedimentos robóticos começarão a ser agendados.
“[Isso] nos deixa muito contentes e acredito que também a comunidade, já que o hospital serve a todos, está aqui para aliviar a dor e o sofrimento de quem precisa”, conta o diretor istrativo do local, Pe. Nélio Roberto Schwanke.

Hospital em Brusque terá outras melhorias no próximo ano 161mg
O empresário Luciano Hang, vice-provedor do hospital, comenta que fica impressionado com a quantidade de atendimentos e a qualidade do local. Ele também conta sobre outras melhorias.
“No próximo ano, teremos a nova torre pronta, a Oncologia que está sendo aberta e queremos credenciar pelo SUS e o da Vinci que também vai operar daqui a 120 dias, deixando o nosso hospital de ponta para o Brasil”, destaca Hang.
Sistema de cirurgia robótica traz diversos benefícios 4u4g5o
Conforme o diretor clínico da instituição, dr. Giovanni Enrico Dias Favretto, explica que a cirurgia robótica trará benefícios aos pacientes.
“A cirurgia robótica proporciona ao paciente um grau menor de invasão tecidual, tem menor risco de sangramento, menos dor para o paciente, é uma cirurgia mais precisa, mais rápida, com tecnologias de ponta. E dentre os benefícios para o paciente é uma alta mais rápida, um retorno laboral mais precoce, e diversas outras vantagens”, conta Favretto.
Neste procedimento, o cirurgião controla os braços robóticos por meio de um console. Ao invés das grandes incisões dos métodos tradicionais, são feitos pequenos portais, por onde são inseridos os instrumentos e uma câmera de alta definição, dando uma visão 3D ampliada da área cirúrgica.
Segundo o hospital, o sistema permite movimentos mais precisos, com mais flexibilidade e controle. Desta forma, otimiza procedimentos em áreas como cardíaca, torácica, cirurgia geral, bariátrica e outras.
Alguns dos maiores benefícios para o paciente são a redução da dor no pós-operatório, menor sangramento durante o procedimento e uma recuperação mais rápida.

Adaptações na estrutura e treinamento dos profissionais 3w6u3q
Com a chegada do equipamento, adequações na estrutura física do hospital precisarão ser feitas. Como, por exemplo, ma sala específica para acomodar o sistema robótico e assegurar que todas as condições ideais para as cirurgias sejam atendidas.
Além disso, uma equipe multidisciplinar composta por cirurgiões, enfermeiros, anestesistas e outros profissionais de saúde será treinada para operar e otimizar o uso do novo sistema.