Cirurgia robótica: hospital em Brusque adquire sistema ‘mais moderno do mundo’ 6px4n

Hospital é primeira instituição filantrópica de Santa Catarina a ter sistema de cirurgia robótica de última geração ht6a

O Hospital Azambuja, em Brusque, Vale do Itajaí, em Santa Catarina, anunciou na última sexta-feira (11) a aquisição de um sistema de cirurgia robótica de última geração. Com isto, ele se torna a primeira instituição filantrópica do estado a adquirir esta tecnologia.

Conforme o hospital, o robô, importado dos Estados Unidos, deve chegar ao local nos próximos 120 dias, com previsão de início das operações assim que o equipamento for instalado.

Hospital em Brusque é o primeiro de SC a ter tecnologia de cirurgia robótica de ponta – Foto: Hospital Azambuja/ DivulgaçãoHospital em Brusque é o primeiro de SC a ter tecnologia de cirurgia robótica de ponta – Foto: Hospital Azambuja/ Divulgação

O sistema robótico da Vinci, segundo a instituição, é considerado o mais moderno do mundo e deve trazer melhoras significativas no campo das cirurgias realizadas no Hospital Azambuja.

Aquisição de robô busca atender pacientes da região 3m5d4z

De acordo com o gestor hospitalar Gilberto Bastiani, a aquisição desta tecnologia visa atender com excelência à população de Brusque e região.

“A expectativa é que, em breve, pacientes de diversas especialidades possam ser beneficiados pelas cirurgias robóticas, tornando o hospital uma referência não só no estado, mas em todo o Brasil”, afirma.

O hospital explica que, assim que o equipamento for instalado, os primeiros procedimentos robóticos começarão a ser agendados.

“[Isso] nos deixa muito contentes e acredito que também a comunidade, já que o hospital serve a todos, está aqui para aliviar a dor e o sofrimento de quem precisa”, conta o diretor istrativo do local, Pe. Nélio Roberto Schwanke.

Aquisição de robô busca melhorar atendimento de pacientes da região – Foto: Hospital Azambuja/ DivulgaçãoAquisição de robô busca melhorar atendimento de pacientes da região – Foto: Hospital Azambuja/ Divulgação

Hospital em Brusque terá outras melhorias no próximo ano 161mg

O empresário Luciano Hang, vice-provedor do hospital, comenta que fica impressionado com a quantidade de atendimentos e a qualidade do local. Ele também conta sobre outras melhorias.

“No próximo ano, teremos a nova torre pronta, a Oncologia que está sendo aberta e queremos credenciar pelo SUS e o da Vinci que também vai operar daqui a 120 dias, deixando o nosso hospital de ponta para o Brasil”, destaca Hang.

Sistema de cirurgia robótica traz diversos benefícios 4u4g5o

Conforme o diretor clínico da instituição, dr. Giovanni Enrico Dias Favretto, explica que a cirurgia robótica trará benefícios aos pacientes.

“A cirurgia robótica proporciona ao paciente um grau menor de invasão tecidual, tem menor risco de sangramento, menos dor para o paciente, é uma cirurgia mais precisa, mais rápida, com tecnologias de ponta. E dentre os benefícios para o paciente é uma alta mais rápida, um retorno laboral mais precoce, e diversas outras vantagens”, conta Favretto.

Neste procedimento, o cirurgião controla os braços robóticos por meio de um console. Ao invés das grandes incisões dos métodos tradicionais, são feitos pequenos portais, por onde são inseridos os instrumentos e uma câmera de alta definição, dando uma visão 3D ampliada da área cirúrgica.

Segundo o hospital, o sistema permite movimentos mais precisos, com mais flexibilidade e controle. Desta forma, otimiza procedimentos em áreas como cardíaca, torácica, cirurgia geral, bariátrica e outras.

Alguns dos maiores benefícios para o paciente são a redução da dor no pós-operatório, menor sangramento durante o procedimento e uma recuperação mais rápida.

Hospital terá outras melhorias no próximo ano – Foto: Hospital Azambuja/ ReproduçãoHospital terá outras melhorias no próximo ano – Foto: Hospital Azambuja/ Reprodução

Adaptações na estrutura e treinamento dos profissionais 3w6u3q

Com a chegada do equipamento, adequações na estrutura física do hospital precisarão ser feitas. Como, por exemplo, ma sala específica para acomodar o sistema robótico e assegurar que todas as condições ideais para as cirurgias sejam atendidas.

Além disso, uma equipe multidisciplinar composta por cirurgiões, enfermeiros, anestesistas e outros profissionais de saúde será treinada para operar e otimizar o uso do novo sistema.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Saúde o723w

Saúde

Como funciona a ‘cãoterapia’? Conheça o novo tratamento aprovado em Blumenau 6v6654

Projeto de lei propõe visitas regulares de cães treinados a hospitais, escolas, abrigos e instituiçõ ...

Diogo de Souza

Os impressionantes números do primeiro ano de funcionamento do Multihospital de Florianópolis 1u2x22

Multihospital de Florianópolis é considerada, talvez, a grande obra da istração Topázio Neto (P ...

Saúde

Dor intensa e cirurgia: o que é colecistite aguda, que levou prefeito Topázio Neto à internação 63b24

Prefeito de Florianópolis foi diagnosticado com a inflamação nesta terça-feira (27), após apresentar ...

Saúde

Brasil erradica do foco da gripe aviária e notifica Organização Mundial da Saúde Animal 46c2b

Serviço Veterinário do país trabalhou por cerca de dez dias na granja comercial em Montenegro (RS), ...

Saúde

Santa Catarina tem aumento de casos de Influenza A e entra em ‘alto risco’; saiba como prevenir 5j3s5q

Estado registrou 77 mortes pela doença desde o começo do ano e entrou em classificação de alto risco ...