Hello, Leitores!!! Os efeitos do estresse são impactantes. Sobrecarrega a saúde física, a emocional e os relacionamentos. Para isso entrei e contato com o médico Rafael Gallassini, que trabalha com longevidade, que me destacou os quatro efeitos de estresse podem vir a nos impactar na vida sexual.

Bora conhecer os 4 efeitos?
1. Imagem corporal negativa: Os hormônios produzidos em conjunto com o estresse podem afetar seu metabolismo. Se as mulheres não se sentem bem e confortável com seu corpo, é bem difícil encontrar o apetite sexual para tirar as roupas. Baixa auto-estima equivale a menos sexo e isso cria problemas na relação. Idealmente nossos relacionamentos devem realçar quem somos, não nos deixar mais estressados. E um dos maiores fatores de estresse que podemos ter em nossos relacionamentos é não ter tempo para estimulá-lo.
2. Estresse afeta a libido feminina: Até agora, sabemos que os hormônios afetam nossos corpos de maneiras numerosas desde a infância, adolescência, gravidez, menopausa e além. Cortisol é um dos hormônios produzidos pelo estresse. O corpo precisa dele, mas em pequenas doses e por pouco tempo. Se os níveis elevados de cortisol forem produzidos por um longo tempo, eles suprimem os hormônios sexuais. Uma menor quantidade de hormônios sexuais equivale a uma menor libido feminina e, obviamente, menor apetite sexual.
3. Excesso de bebida: O uso de álcool pode ser usado como uma válvula de escape. Não se trata de um copo de vinho, uma garrafa de cerveja ou um drink. Isso é a respeito de beber prolongadamente, em excesso. Sabemos que homens têm dificuldade em conseguir a ereção quando bebem demais. Mas e as mulheres? O álcool pode entediar o sexo e diminuir a libido feminina, deixando a atividade menos prazerosa. O álcool desidrata, fazendo a lubrificação ser um desafio e, sem lubrificação, o sexo é doloroso. Sem lubrificação e excitamento suficiente pode-se esquecer a ideia do orgasmo (ou do prazer em geral).
4. Fertilidade e ciclo menstrual: Estresse pode impactar a glândula pituitária, que controla a tireoide, glândulas adrenais e ovários. Se os ovários não estão funcionando corretamente, o ciclo menstrual é afetado. Os ciclos podem ficar irregulares ou a mulher pode até deixar de menstruar (isso se chama amenorreia e, se relacionada ao estresse, não correndo risco de ser uma condição permanente).
Dicas para diminuição do estresse!
- Diminuir a ingestão de alimentos processados, açúcar e farinha branca;
- Sono reparador e duradouro para ter disposição;
- Prática de yoga, meditação e atividade física que você goste;