De febre severa à hemorragia nas partes íntimas: como a febre Oropouche mata i5g1u

Os casos são inéditos e ainda não há confirmação sobre como a febre Oropouche mata. Contudo, a doença está sendo comparada com a dengue e Chikungunya 6c1b5e

O Brasil confirmou os primeiros dois óbitos causados pela febre Oropouche e despertou o alerta para a doença no mundo inteiro. Como os casos são inéditos, ainda não há confirmação de como o quadro de saúde das pacientes evoluíram de forma tão grave e como a febre Oropouche mata.

Imagem do mosquito que transmite a febre OropoucheFebre Oropouche causa alerta no Brasil – Foto: Divulgação/Fiocruz/ND

As mortes foram de duas mulheres no interior do estado da Bahia, com menos de 30 anos, sem comorbidades, mas que tiveram sinais e sintomas semelhantes a um quadro de dengue grave.

Também foi confirmada no Brasil a primeira morte fetal, em Pernambuco. A mulher de 28 anos estava na 30ª semana de gestação (sete meses) e apresentou sintomas similares aos da doença.

Esse é o primeiro caso confirmado de morte por transmissão vertical no mundo, segundo o Ministério da Saúde.

A pasta informou também que estão em investigação oito casos de transmissão vertical de febre Oropouche. São quatro casos em Pernambuco, um na Bahia e três no Acre.

O Brasil tem hoje 7.286 casos registrados da doença, em 21 estados. A maior parte das confirmações da doença são dos estados do Amazonas e Rondônia. Em Santa Catarina, uma morte está em investigação.

Mosquito transmissor da febre Oropouche Doença infectou paciente no RJ e deixou autoridades em alerta – Foto: Reprodução/Labclasspardini/ND

O que é febre Oropouche e qual sua origem? 552i45

A febre Oropouche é uma zoonose causada pelo vírus oropouche, diagnosticado pela primeira vez no Brasil na década de 1960. Trata-se de uma doença já conhecida, cuja circulação ocorre na região amazônica há dez anos.

A febre Oropouche é transmitida aos seres humanos principalmente pela picada do mosquito Culicoides paraensis, inseto que tem um ciclo silvestre e um ciclo urbano. O vírus que infecta os mosquitos circula entre hospedeiros mamíferos, como macaco, bicho preguiça e seres humanos.

Como a febre Oropouche mata? 1k3g3i

A Secretaria de Saúde da Bahia divulgou que as pacientes tiveram um início abrupto de febre, dor de cabeça, dor retro orbital e mialgia, que rapidamente evoluíram para sintomas graves, incluindo dor abdominal intensa, sangramento e hipotensão.

Sede do Ministério da Saúde em BrasíliaMinistério da Saúde afirmou que mortes são inéditas – Foto: Divulgação/ND

Após investigação e confirmação das mortes no Brasil, o Ministério da Saúde emitiu uma nota dizendo que, até então, “não havia relato na literatura científica mundial sobre a ocorrência de óbito pela doença”.

Os casos são inéditos e ainda não há confirmação sobre como a febre Oropouche mata. Contudo, a doença está sendo comparada com a dengue e Chikungunya

Sintomas da febre Oropouche 73b2w

A febre Oropouche pode causar até hemorragia nas partes íntimas, afirmam especialistas, mas, no geral, os sintomas da doença são semelhantes aos da dengue e da chikungunya, e incluem:

  • Dor de cabeça;
  • Dor muscular;
  • Dor nas articulações;
  • Náusea;
  • Diarreia.

Segundo o Ministério da Saúde, a Febre Oropouche não possui tratamento específico, contudo, o paciente deve permanecer em repouso e ter acompanhamento médico.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Saúde o723w

Saúde

O que significa sentir chutes na barriga mesmo sem estar grávida 41216z

Sentiu algo parecido com chutes na barriga, mas sabe que não está grávida? Esse fenômeno curioso pod ...

Saúde

Quais grupos musculares treinar juntos? Veja as melhores combinações para maximizar resultados 5w1111

Saber quais grupos musculares treinar juntos é essencial, já que os exercícios devem promover força, ...

Saúde

Ter uma dessas duas profissões diminuem em até 40% o risco de morrer de Alzheimer 1a3m4z

O novo estudo destaca a ideia de que exercitar uma região do cérebro de forma constante pode protegê ...

Saúde

Nem banana, nem maçã: fruta mais saudável do mundo tem superpoder contra o envelhecimento k955

Essa fruta se destaca pela alta concentração de vitamina C e antioxidantes potentes, como os flavono ...