Diagnóstico de Padre Fábio de Melo gera alerta de médicos; entenda a síndrome de Méniére 2n6k2

A síndrome de Méniére é uma doença rara que afeta o ouvido interno, caracterizada por episódios frequentes de vertigens 3i5f6n

Durante uma viagem à Turquia, o Padre Fábio de Melo descobriu que sofre de Síndrome de Méniére. O diagnóstico veio em 2022, e na época, o inchaço em seu rosto causou comentários nas redes sociais, o que resultou em um desabafo do Padre. Na ocasião, ele conversou com a apresentadora Sônia Abrão sobre os comentários, que são uma das consequências da doença.

Padre Fábio de Melo no microfone, ele descobriu que portava a síndrome de méniérePadre Fábio de Melo faz tratamento com medicamentos e dieta – Foto: Reprodução/Internet/ND

O que é a Síndrome de Meniére do Padre Fábio de Melo? 4do26

De acordo com a médica Clarisse Bezerra a síndrome de Méniére é uma doença rara que afeta o ouvido interno, caracterizada por episódios frequentes de vertigens, perda de audição e zumbido, que pode acontecer devido ao acúmulo excessivo de líquido dentro dos canais do ouvido.

Em muitos casos, a doença afeta apenas um dos ouvidos e apesar de ser mais frequente em pessoas entre 20 e 50 anos, pode se desenvolver em qualquer idade.

Como é feito o tratamento do Padre Fábio de Melo? 71r1f

O Dr. Vidal Fernandes Araújo, clínico geral, em uma entrevista para a Caras Brasil, explica que o problema é tratado sem cirurgia na maioria dos casos. Ainda assim, situações graves exigem intervenção.

“Quando os sintomas são incapacitantes e não respondem a medicamentos ou mudanças no estilo de vida, procedimentos como a injeção de medicamentos no ouvido ou cirurgias mais complexas, como a labirintectomia (remoção de parte do ouvido interno), podem ser indicada a cirurgia”, diz.

A síndrome não tem cura, mas existe tratamento que são indicados pelo otorrinolaringologista, em geral com diuréticos. Entre os sintomas esta vertigens, tonturas, perda de equilíbrio, zumbido, diminuição da perda de audição e sensação de ouvido tampado.

No caso do padre, o tratamento da Síndrome de Méniére exige uso de medicamentos e mudanças significativas no estilo de vida. Além disso, é necessário que o paciente se comprometa para seguir todas as recomendações necessárias.

“É como uma parceria entre médico e paciente. Para crises agudas, medicamentos como anti-histamínicos ou benzodiazepínicos ajudam a aliviar vertigens e náuseas”, conta.

Ainda, segundo o médico, a longo prazo, diuréticos podem reduzir o acúmulo de líquido no ouvido. “Uma dieta com pouco sal e a redução do estresse também fazem diferença. Terapias complementares podem apoiar o equilíbrio do organismo. Mas, cada caso é único, e o acompanhamento regular é essencial para ajustar o que funciona melhor”, finaliza.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de ville e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Saúde o723w

Saúde

Jovem paralisada após cheirar pimenta garante home care na Justiça 431c43

Thaís Medeiros sofreu uma grave reação alérgica em 2023, durante um almoço na casa do namorado

Saúde

Aquecimento global pode ampliar alcance de fungos letais que atacam pulmão, coração e cérebro 5z6b15

Estudo alerta que mudanças climáticas favorecem expansão de fungos perigosos como o Aspergillus fumi ...

Saúde

Doador com gene ligado ao câncer transmite mutação para 23 crianças 692uz

Falha na triagem genética permitiu que mutação associada ao câncer fosse transmitida a dezenas de cr ...

Saúde

Apenas duas cidades não têm registro de pessoas com diagnóstico de autismo em SC; veja quais n2857

Estudo inédito do IBGE contabilizou o número de pessoas que vivem no espectro autista em território ...