Horas ao ar livre, no sol, calor e com consumo de bebida alcoólica. As características de um típico dia de férias de verão podem não ser uma boa combinação. Saber qual a diferença entre desidratação e insolação ajuda a evitar esses problemas e fazer com que a sua saúde seja preservada.

A insolação ocorre quando, por exposição excessiva ao sol ou ao calor intenso, a temperatura corporal sobe demais e os mecanismos de transpiração que garantem o resfriamento falham.
Entre os sintomas estão as dores de cabeça, tontura, náusea, pele quente e seca, pulso rápido e temperatura elevada.

Já a desidratação ocorre quando não há reposição adequada de água e sais minerais no corpo. A desidratação, inclusive, pode ser um dos sintomas da insolação.
Preste atenção caso sinta mal-estar, fraqueza, sonolência, irritabilidade, dificuldade de atenção e ainda sensação de fome, quando na verdade é sede.
Existe diferença entre insolação e desidratação no calor 2b14n
Para evitar a insolação, a dica é não se expor ao sol quente nos horários de pico. Uma forma de proteção é também ficar na sombra, usar chapéu e roupa com proteção solar, de preferência clara. Se sentir que está quente demais, vale dar um mergulho, tomar um banho de mangueira ou mesmo espirrar água sobre o corpo.
Para não desidratar, o ideal é ir tomando líquido aos poucos, com frequência. Se estiver transpirando muito, além de água, procure opções com sais minerais, como isotônico ou água de coco. Caso consuma bebida alcoólica, reforce a hidratação, pois o álcool ajuda a perder líquido.
Ambas as condições causam sensação de moleza. Nos dois casos, é preciso levar a pessoa para um local arejado. Se ela estiver desidratada, ofereça líquidos aos poucos. Caso ela não esteja conseguindo beber, é preciso ir para o hospital fazer a hidratação de maneira intravenosa.
No caso de insolação, use uma toalha molhada para baixar a temperatura corporal e ofereça bebidas geladas. Se o quadro não melhorar, o ideal é consultar um médico.