Enfermeira é denunciada por cerca de 20 mulheres após deformações em procedimentos estéticos 2k5xk

Enfermeira foi presa preventivamente após realizar procedimentos estéticos sem a formação necessária; conforme a Polícia Civil, ela aplicava PMMA nos pacientes 5w585i

A enfermeira Marcilane Espíndola teve prisão preventiva decretada após realizar procedimentos estéticos sem a formação necessária em Goiânia, Goiás. A polícia civil explica que ela dizia aplicar ácido hialurônico, mas, na verdade, injetava PMMA em seus pacientes.

Enfermeira é denunciada após deformações em procedimentos estéticosOs procedimentos eram realizados em uma clínica clandestina em Goiânia – Foto: Record TV/ND

Cerca de 20 mulheres denunciaram a profissional depois de ficarem com os corpos deformados por causa dos procedimentos estéticos. Marcilane estava proibida pela Justiça de atuar desde agosto do ano ado.

Por causa do descumprimento, a Justiça decretou a prisão preventiva da enfermeira. Ela ou por audiência de custódia e, por ter um filho recém-nascido, a prisão foi convertida em domiciliar com tornozeleira eletrônica.

A enfermeira foi denunciada pelos crimes de lesão corporal, exercício ilegal da medicina e estelionato. Ainda no ano ado, 17 mulheres denunciaram Marcilane pelas complicações causadas em procedimentos.

Dor e formigamento 1w2923

Carla Borges fez um procedimento estético nos seios na clínica clandestina onde Marcilane atuava. Em entrevista à Record, a paciente contou que, quando a enfermeira foi colocar o fio de sustentação para levantar a mama direita, o músculo foi amarrado junto.

O procedimento, realizado em janeiro deste ano, resultou em uma infecção para Carla. “Muita dor e um formigamento junto”, lamenta.

Não era ácido hialurônico 2eic

A delegada Luiza Veneranda destaca que todas as mulheres acreditavam que a enfermeira aplicaria o ácido hialurônico, “que é uma substância muito utilizada, segura e que é reversível, pois era isso que ela falava”.

Entretanto, conforme a polícia civil, a mulher aplicava o PMMA, que é um polímero plástico não absorvido pelo corpo.

Defesa da enfermeira 29581v

O advogado da enfermeira considerou a medida extrema. Em nota para a Record, ele explica que Marcilane está a disposição para qualquer esclarecimento necessário.

Cerca de 20 mulheres denunciaram a enfermeira por conta das deformidades causadas nos procedimentos – Foto: Record TV/NDCerca de 20 mulheres denunciaram a enfermeira por conta das deformidades causadas nos procedimentos – Foto: Record TV/ND

Sobre o PMMA 2x413j

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) explica que o polimetilmetacrilato, ou PMMA, é um componente plástico com diversas utilizações na área da saúde e outros setores.

Alguns exemplos de utilização são as lentes de contato, implantes de esôfago, cimento ortopédico, entre outros.

Uma das aplicações do produto é para preenchimento cutâneo, com uso para profissionais habilitados. No Brasil, o PMMA para preenchimento subcutâneo precisa ser registrado na Anvisa, pois é um produto de uso em saúde da classe de risco máximo.

De acordo com as orientações do fabricante, aprovadas pela Anvisa, a dose utilizada é aquela estritamente necessária para a correção de defeitos da pele. Portanto, depende de avaliação médica.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Saúde o723w

Saúde

Como eliminar gordura no fígado: abordagem segura e eficaz 4o3r3l

Descubra como eliminar gordura no fígado de forma segura e eficaz. Médicos revelam 5 estratégias com ...

Saúde

FOTOS: Veja o antes e depois da nova UTI do Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis 211061

Revitalização completa da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital não era feita desde a criaç ...

Saúde

Tabagismo custa R$ 153,8 bilhões ao Brasil por ano em saúde e perdas econômicas, revela estudo v731g

Dados fazem parte de um estudo divulgado nesta quarta-feira (38) pelo Inca e Ministério da Saúde, em ...

Saúde

Alerta em Tubarão: focos do mosquito da dengue aumentam quase 10% em uma semana 3lc4q

Vigilância Sanitária contabilizou 607 focos do mosquito Aedes aegypti na cidade no último relatório; ...