Iniciativa inédita leva 231 mil testes rápidos de dengue ao SUS em SC h2w3

Parte de um lote nacional de 6,5 milhões de testes, os equipamentos chegam para reforçar o combate à doença 2m6d3i

Pela primeira vez, o Ministério da Saúde distribuirá testes rápidos para diagnóstico de dengue. Para Santa Catarina, serão enviados 231,8 mil testes como parte de um total de 6,5 milhões para todo o país. A distribuição começa na próxima semana e o governo investirá mais de R$ 17,3 milhões para identificar casos precocemente.

Testes distribuídos serão estratégia complementar do governo – Foto: Prefeitura Municipal de ville/Reprodução/NDTestes distribuídos serão estratégia complementar do governo – Foto: Prefeitura Municipal de ville/Reprodução/ND

O ministério dividiu o envio dos testes em duas remessas: 4,5 milhões na primeira entrega e 2 milhões restantes como estoque estratégico para atender locais com acréscimo no número de casos. A aquisição dos testes rápidos foi iniciada em 2024.

Com o teste rápido, o SUS (Sistema Único de Saúde) disponibilizará a terceira opção de diagnóstico. Os testes de biologia molecular e sorológico já estão disponíveis nos Lacen (Laboratórios Centrais de Saúde Pública). Já o teste rápido estará disponível na rede pública, como Unidades Básicas de Saúde, conforme a distribuição da gestão local.

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, explica que o teste é uma ferramenta para ampliar a assistência na rede de atendimento local. “Não podemos esquecer a importância da manutenção da coleta das amostras para a vigilância epidemiológica, uma vez que o teste rápido não diferencia os sorotipos da dengue e nem outras arboviroses, como zika e chikungunya”, acrescenta.

Avanço no diagnóstico laboratorial de dengue 3p3j5h

O diagnóstico da dengue na rede de laboratórios aumentou no último ano. Em 2023, foram realizados 778.422 diagnósticos de dengue, enquanto em 2024 esse número subiu para 1.373.536. Um aumento de 76,4%.

Além da vacinação, Maciel reforça que o uso dos testes rápidos será complementar às estratégias já existentes para controle do vetor, e destaca a necessidade de os municípios seguirem os protocolos de coleta e envio de amostras para análise laboratorial: “fundamental para saber onde há maior circulação de cada sorotipo do vírus”.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Saúde o723w

Saúde

Sebastião Salgado sofria com sequelas de doença adquirida em 1990; entenda a causa da morte 1z4q2i

Fotógrafo morreu em Paris nesta sexta-feira (23) após conviver por mais de três décadas com as seque ...

Saúde

SC tem 91 mil pessoas diagnosticadas com autismo, revela estudo inédito do IBGE 4k6m6i

Censo Demográfico 2022 foi o primeiro estudo do IBGE que contabilizou o número de pessoas diagnostic ...

Saúde

Apresentadora entra em trabalho de parto ao vivo e segue jornal: ‘Prefiro estar no trabalho’ 19632d

Olivia Jaquith apresentava o programa matutino da emissora CBS6, nos Estados Unidos, quando a bolsa ...