Grande Florianópolis registra 5 mil casos de Covid-19 em uma semana 5a2c7

Leitos de UTIs seguem com ocupação em 90% na região da Capital, que segue em nível gravíssimo na matriz de risco para a Covid-19 u14

Em nível gravíssimo há duas semanas, a Grande Florianópolis registrou 5.239 casos de Covid-19 em sete dias. Em 4 de novembro, quando foi divulgado que a região estava no nível mais extremo da classificação, o número de infectados era de 56.631. Já na quarta-feira (11), o total chegou em 61.870 contaminados.

Grande Florianópolis registra 5 mil casos de Covid-19 em uma semana – Foto: Jefferson Lopes/Divulgação/NDGrande Florianópolis registra 5 mil casos de Covid-19 em uma semana – Foto: Jefferson Lopes/Divulgação/ND

A atualização da matriz de risco foi divulgada pela SES (Secretaria de Estado da Saúde) na noite de quarta. Além da Grande Florianópolis, a região de Xanxerê também foi classificada em nível gravíssimo.

Para classificar as regiões, a matriz considera quatro itens: evento sentinela, transmissibilidade, monitoramento e a capacidade de atenção.

No primeiro, que avalia o comportamento da pandemia e o número de mortes, a Grande Florianópolis continua com o pior resultado. Entre a última atualização e a de quarta, 41 mortes foram notificadas.

O resultado é superior ao do Planalto Norte, região que concentra o maior número de mortos, mas que no período contabilizou 14 óbitos.

UTIs lotadas 163945

Nos itens transmissibilidade, monitoramento e capacidade de atenção, a região é classificada em nível grave em todos. Isso ajuda a entender o cenário enfrentado pelos municípios da Grande Florianópolis.

Nesta quinta-feira (12), a taxa de ocupação da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto está em 91%. Dos 190 leitos totais, 158 estão ocupados e 16 indisponíveis.

Em Florianópolis, 1.230 estão infectadas em fase de transmissão do vírus e, segundo o Covidômetro, 51 moradores da Capital estão internados em UTIs em razão da Covid-19.

O Hospital Florianópolis, referência no atendimento de doentes com o vírus, tem apenas três leitos disponíveis para novas internações. A unidade tem capacidade para internação na UTI de 30 pacientes.

Já o Hospital Regional de Biguaçu segue com 100% da ocupação da UTI. Os dez leitos da unidade atendem exclusivamente pacientes graves com a Covid-19. Os dados são do de Leitos SUS, atualizado às 11h desta quinta.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Coronavírus 3s4k5s

Coronavírus

Pais que recusaram vacina são obrigados a vacinar filhos e pagar multa em SC 6p1ni

Moradores de Schroeder se recusaram a vacinar as crianças sem justificativa médica, segundo o Minist ...

Coronavírus

Covid-19: Dive começa distribuição das vacinas recebidas pelo Ministério da Saúde 496o65

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina começou a distribuição de novas do ...

Coronavírus

Após três meses, Santa Catarina recebe nova remessa de vacinas contra a Covid-19 6n3xw

Desde julho, o Estado não recebia vacinas para o público infantil, enquanto outras doses venceram em ...

Coronavírus

Falta de vacinas: 65% das cidades do Brasil relatam estoque crítico 70m2z

Paulo Alceu: "isso preocupa, pois a falta de vacina é a porta para o retorno de doenças erradicadas. ...

Coronavírus

Santa Catarina registra primeiros casos da nova variante do coronavírus 2l4kf

Santa Catarina confirmou os primeiros casos da nova variante do coronavírus, que foram registrados n ...