O Hospital Santa Isabel, em Blumenau, informou estar com o serviço de emergência sobrecarregado e pediu pela compreensão da população. Em nota emitida no sábado (13), a instituição disse enfrentar a situação devido ao aumento dos casos de dengue e outras doenças respiratórias na cidade.

Conforme a nota, “o tempo entre a chegada dos pacientes e o atendimento hospitalar está atualmente acima do padrão esperado”.
O hospital ressaltou que o serviço de emergência da instituição utiliza o Protocolo de Manchester para a Classificação de Risco, onde os pacientes são priorizados de acordo com a gravidade de sua condição.
Hospital pede compreensão da população 5y3f2i
Ainda de acordo com a instituição, além dos pacientes que chegam diretamente à recepção, também estão recebendo aqueles levados por ambulâncias e helicópteros, para receber os atendimentos nos quais o Hospital Santa Isabel é referência.
“Solicitamos compreensão da população para os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde da nossa instituição, que estão empenhados em garantir que todos sejam atendidos com dignidade e humanização”, ressaltou em nota.
Blumenau contabiliza oito mortes por dengue em 2024 1c6k18
A cidade de Blumenau enfrenta uma epidemia de dengue e já contabiliza oito vítimas fatais da doença. Conforme o último boletim divulgado na quinta-feira (11), o município acumula o total de 24.150 casos prováveis em 2024.
Dos números contabilizados, 18.991 estão em investigação e 5.159 foram confirmados. Na quinta-feira, 15 pacientes estavam internados em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 39 em enfermaria.

Centro de atendimento 6g4z5w
Foi criado um centro de atendimento focado nos pacientes com dengue no Campus 3 da Furb (Universidade Regional de Blumenau), localizado na rua São Paulo.
O espaço foi elaborado para garantir atendimento a todos os pacientes e auxiliar no acolhimento das unidades de saúde e como espaço de retaguarda para os hospitais.
O expediente da equipe multiprofissional, composta por 20 pessoas, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, acontece em formato de porta aberta, sete dias por semana, incluindo feriados, com horário ampliado das 7h à meia-noite. O espaço segue funcionando 24h apenas como referência de hidratação para as unidades de saúde e os hospitais.