Medicina do Estilo de Vida: Congresso debate prevenção de doenças crônicas em Florianópolis 223w5

O VII Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida ocorre de 7 a 9 de novembro e apresentará os seis pilares para uma vida longeva e saudável 82w1i

Florianópolis receberá o VII Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida, no Hotel Majestic, entre os dias 7 e 9 de novembro. A abordagem emprega mudanças de comportamento para prevenir, tratar e até reverter doenças crônicas não-transmissíveis.

Apresentação do Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de VidaO Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida será sediado em Florianópolis pela primeira vez – Foto: Divulgação/CBMEV

Diabetes tipo 2, hipertensão e outras doenças crônicas são a principal causa de morte no mundo. A Dra. Fernanda Bornhausen, psicóloga e diretora regional do CBMEV (Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida), apresenta o campo como “uma visão totalmente diferente da medicina”.

“A Medicina do Estilo de Vida é sobre criação e manutenção de hábitos saudáveis. A maioria desses remédios são gratuitos, porque são comportamentos”, define, em entrevista ao ND Mais.

Plateia do Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida O evento ocorre no Hotel Majestic, em Florianópolis, de 7 a 9 de novembro – Foto: Divulgação/CBMEV

O congresso reunirá profissionais da área da saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e educadores físicos, mas também é aberto ao público. Os ingressos estão à venda pelo site oficial.

Segundo o Dr. Bruno Colontoni, cardiologista e presidente do VII Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida, a prova de certificação do CBMEV registrou número recorde de 76 inscritos este ano, o que evidencia o interesse crescente dos profissionais pela abordagem.

“Será um evento grande, robusto e sinestésico, onde os participantes irão viver uma experiência”, antecipa o presidente. “Acreditamos que contribuiremos para uma população mais saudável, para um jeito diferente de fazer saúde e para melhorar o cuidado com as pessoas”.

Conheça a Medicina do Estilo de Vida, que surgiu há 20 anos 4j95i

Dra. Silvia Lagrotta palestra no Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida O isolamento social é “como se estivesse fumando meio maço de cigarro por dia”, previne a Dra. Silvia Lagrotta – Foto: Divulgação/CBMEV

A Medicina do Estilo de Vida é uma vertente transdisciplinar que se baseia em evidências científicas de diversas escolas da saúde. Criada em 2004, foi liderada pelo Dr. John Kelly, da Universidade de Loma Linda na Califórnia.

O campo chegou ao Brasil em 2018 com a fundação do CBMEV, que segue as diretrizes do Conselho Internacional de Medicina do Estilo de Vida. No início, eram apenas sete brasileiros membros. Hoje já são mais de 1,5 mil médicos inscritos.

Homem se alonga para exercícios físicos“Estilo de vida é remédio”, diz o lema do campo – Foto: Canva/Divulgação/ND

A Dra. Silvia Lagrotta, geriatra e presidente do CBMEV, destaca a necessidade de criar linhas de cuidado generalista diante de um atendimento de saúde fragmentado.

“Um dos pilares mais importantes é a educação em saúde, ou seja, o letramento dos pacientes, para que saibam da importância da coparticipação no tratamento e que são corresponsáveis pelo estado geral da sua saúde”, afirma.

Um exemplo é a doença de Alzheimer, em que apenas 3% dos fatores são genéticos, enquanto 97% estão relacionados a um estilo de vida pobre e desequilibrado.

Paciente com pressão altaHipertensão, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e neoplasias são exemplos de doenças crônicas não-transmissíveis – Foto: Canva/DIvulgação/ND

Um dos principais agravantes da doença é o isolamento social, fator que aumenta em 40% a chance de morte precoce. “Se você for isolado, é como se estivesse fumando meio maço de cigarro por dia”, alerta a médica.

“O câncer, a diabetes, a hipertensão, o infarto e o Alzheimer são todas doenças crônicas inflamatórias. Como você começa a inflamar o seu corpo? Quando você começa a ter estímulos inflamatórios, como não dormir direito e ser sedentário”, conclui a Dra. Silvia Lagrotta.

Conheça os 6 pilares da Medicina do Estilo de Vida x6z61

Alimentos ricos em fibrasUma alimentação rica em fibras é um dos caminhos para uma vida longeva e saudável – Foto: Reprodução/Freepik

As palestras, workshops e mesas redondas do VII Congresso Brasileiro abordarão os seis pilares da Medicina do Estilo de vida:

  1. Nutrição
  2. Atividade física
  3. Manejo do estresse
  4. Controle de substâncias tóxicas
  5. Qualidade do sono
  6. Conexões sociais

Esta é a primeira vez que o evento é sediado na capital catarinense. O congresso era realizado em São Paulo até ano ado, quando foi para o Rio de Janeiro.

“Agora, a segunda cidade que nós escolhemos foi Florianópolis, que além do alto índice de qualidade de vida, também está fazendo um trabalho incrível em relação à divulgação da Medicina do Estilo de Vida”, ressalta a Dra. Silvia Lagrotta.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Saúde o723w

Saúde

Dor intensa e cirurgia: o que é colecistite aguda, que levou prefeito Topázio Neto à internação 63b24

Prefeito de Florianópolis foi diagnosticado com a inflamação nesta terça-feira (27), após apresentar ...

Saúde

Brasil erradica do foco da gripe aviária e notifica Organização Mundial da Saúde Animal 46c2b

Serviço Veterinário do país trabalhou por cerca de dez dias na granja comercial em Montenegro (RS), ...

Saúde

Santa Catarina tem aumento de casos de Influenza A e entra em ‘alto risco’; saiba como prevenir 5j3s5q

Estado registrou 77 mortes pela doença desde o começo do ano e entrou em classificação de alto risco ...

Saúde

O que é hemimelia fibular, doença rara de filha de Adriana Araújo, causas e tratamento 623m3c

Entenda o que é hemimelia fibular, a condição rara da filha da jornalista Adriana Araújo. Descubra c ...

Saúde

Aeroportos de capitais vão contar com salas multissensoriais para pessoas com autismo 3m1vo

O Silvio Costa Filho afirmou que pessoas com o Transtorno do Espectro Autista contarão com salas mul ...