Pelo menos cinco pessoas morreram em decorrência do recente surto de meningite bacteriana, em Santa Catarina. O caso mais recente foi da criança de 11 anos, em Itajaí. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica – Dive –, 18 casos da doença foram notificados desde o início de 2023.

Meningite bacteriana em SC 3s2a65
Itajaí registra primeira morte pela em 2023 e Santa Catarina já tem cinco óbitos
Estado contabiliza 18 casos desde o início do ano
Menina de 11 anos morre por meningite bacteriana em Itajaí
Meningite: doença tem diferentes tipos e vacinação é melhor forma de prevenir
A meningite bacteriana é uma doença endêmica no Brasil. Basicamente, isso significa que todos os anos são esperados novos casos da doença, com surtos e epidemias eventuais. Curiosamente, a época mais comum dessas ondas é no outono e inverno. Um outro detalhe é que os homens são os mais infectados pela doença.
Entre 2007 e 2020, foram confirmados 87.993 casos em todo o País. O ano de 2020 foi o que menos teve registros da doença nas últimas duas décadas: 357 casos.

Os sintomas da meningite bacteriana são forte dor de cabeça, rigidez na região da nuca e pescoço, febre, náusea, vômito, confusão mental e sensibilidade à luz. Podem evoluir para perda de sentidos, desenvolvimento de gangrena nas extremidades do corpo, além de convulsão, delírios, tremores pelo corpo e até coma.
A transmissão acontece por meio de secreções das vias respiratórias, saliva e pelo contato muito próximo com outra pessoa infectada. Portanto, é uma doença contagiosa, embora a transmissão não seja muito fácil.
Vale conferir as cidades com casos registrados em Santa Catarina até agora. Se tiver conhecimento de alguma ocorrência em sua região, comunique às autoridade de saúde do município ou faça contato com a Dive para receber orientações. O número é (48) 3664-7400
57 anos residente de Timbó
6 meses morador de Xanxerê
24 anos morador de Ilhota
55 anos residente de Itajaí
11 anos residente de Itajaí.