Utilizado como tempero, produto de limpeza, anti-odor, conservante e até aliado da estética, o vinagre está presente na mesa da maioria dos brasileiros para o momento de comer aquela salada, no entanto, muitas pessoas não conhecem sua história milenar e versatilidade.

Na Bíblia, tanto o Antigo quanto o Novo Testamento incluem trechos sobre o vinagre. As primeiras referências ao produto são de 8.000 anos a.C. Foi muito utilizado como bebida refrescante, diluído na água e também como medicamento. Foi recomendado ainda para tratar de disfunções respiratórias, feridas e úlceras, devido às suas propriedades desinfetantes e anti-inflamatórias.
Justamente pela sua acidez, que impede a proliferação de micro-organismos, o vinagre é um excelente produto para a fabricação de conservas em casa. É obtido pela fermentação do álcool para produzir ácido acético e é utilizado para preservar legumes como picles, relishes e molhos. Os mais indicados são de malte, balsâmico, de álcool, de vinho e de maçã.
No entanto, o de álcool é o mais adequado para quem quer fazer suas próprias conservas, explica a nutricionista Julia Bergmann. “Ele tem um sabor um pouco mais suave e é mais neutro. Por isso, é o tipo ideal para fazer as conservas, pelo fato de ser um forte bactericida é um conservante natural e, além disso, tem várias propriedades benéficas ao organismo. É antioxidante e muito saudável”, esclarece.

Com sede em Erechim, Rio Grande do Sul, a indústria Koller, uma das maiores e mais tradicionais do segmento no país, além de produzir todos os tipos do produto, lançou um vinagre de álcool com acidez de 6%. O produto é novo, mas mantém a tradição e a qualidade da marca, que fabrica vinagres desde 1944.
“Todos os tipos de vinagre de álcool têm essa propriedade de ajudar na conservação. Mas em relação ao sabor da conserva, o vinagre com acidez a 6% deixa o produto melhor”, explica a nutricionista Julia.
Apesar deste novo produto da marca proporcionar um diferencial no sabor das conservas, a especialista lembra que outros tipos de vinagre de álcool, como os produzidos pela Koller – o tradicional, o vinagre de álcool composto uva e o vinagre de álcool colorido – podem ser utilizados com excelentes resultados para a preservação dos alimentos.
Benefícios do consumo 6m341c
Além de ser um conservante natural, afirma, Julia, o vinagre de álcool ajuda na digestão, redução da glicemia, entre outros benefícios para o organismo. “O produto também ajuda na diminuição dos gases, por auxiliar no processo digestivo”, destaca a especialista.
“Uma boa dica é, quando colocar as leguminosas de molho na água e deixar por pelo menos 12 horas de molho, colocar uma colher de vinagre de álcool, o que também aumenta a eliminação dos gases do feijão. “O uso deste vinagre faz com que o tempo de validade do alimento seja maior e fica super prático para prolongar o período de conserva dos vegetais”, esclarece.

No momento de produzir a conserva s6i71
– É possível fazer conservas de ovo de codorna e todos os vegetais que podem ser cozidos;
– O ideal é colocar o produto em potes de vidro, para não ocorrer a contaminação em plástico;
– Colocar o legume ou ovos de codorna no pote de vidro e encher de vinagre até cobrir os produtos que serão conservados;
– Incluir um dedo de água filtrada e uma pitada de sal, o que aumenta a conservação do alimento;
– Depois disso é só tampar bem e deixar na geladeira ou em um ambiente que não tenha sol ou não seja escuro, o que prolonga o período de conservação.
Saiba mais sobre esses produtos 3v2q5a
Rua Júlio Trombini, 1800, Erechim, RS
Instagram: @vinagreskoller1944
TEL.: (54) 3321.4366