Ministério da Saúde afirma que vacinação em crianças contra a Covid-19 é segura 6555s

Entretanto, uma consulta pública está sendo aplicada pelo governo federal para entender os anseios da população em relação à imunização da faixa etária entre cinco e onze anos 6q1p6q

Uma nota técnica elaborada pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, promovida pelo Ministério da Saúde, reforçou que a aplicação das vacinas contra o coronavírus em crianças é segura.

“Antes de recomendar a vacinação da Covid-19 para crianças, os cientistas realizaram testes clínicos com milhares de crianças e nenhuma preocupação séria de segurança foi identificada”, disse a chefe da pasta, Rosane Leite de Melo.

Ministério da Saúde explica que vacina contra a Covid-19 é segura para crianças – Foto: Divulgacão/O Trentino/NDMinistério da Saúde explica que vacina contra a Covid-19 é segura para crianças – Foto: Divulgacão/O Trentino/ND

A secretaria do Ministério ainda reforçou que os imunizantes acompanham o “programa de monitoramento de segurança mais abrangente e intenso da história do Brasil”, o PNI (Plano Nacional de Imunização). Ele “monitora a segurança de todas as vacinas contra a Covid-19 depois que as vacinas são autorizadas ou aprovadas para uso, incluindo o risco de miocardite em pessoas acima de 12 anos de idade”, diz a pasta.

Entretanto, o Ministério da Saúde quer aplicar uma consulta pública, que deve perdurar até o próximo dia 2 de janeiro, para entender os anseios da população brasileira quanto à vacinação do público de 5 a 11 anos. Somente após a data, no dia cinco, a pasta informou que dará um parecer final e oficial sobre o assunto.

Vacinação em crianças 3e5c5q

A imunização entre as crianças será realizada somente com a autorização dos pais ou responsáveis, mediante prescrição médica, diz o Ministério da Saúde. Apesar disso, o Conass (Conselho de Secretários Estaduais da Saúde), afirmou que a prescrição médica não será cobrada, pois a exigência poderia atrasar a vacinação.

Como nas outras faixas etárias, a vacinação irá priorizar grupos com deficiência permanentes ou comorbidades. Pessoas que vivem em lares com outras de alto risco para a Covid-19 também serão priorizadas. Nas crianças que não possuem comorbidades, a imunização por faixa etária será feita na seguinte ordem:

  • De 10 a 11 anos;
  • De 8 a 9 anos;
  • De 6 a 7 anos;
  • De 5 anos.

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a consulta pública servirá para esclarecer dúvidas quanto à imunização. “Nós queremos trabalhar para deixar as famílias brasileiras, pais e mães, muito tranquilos para que possam livremente optar por vacinar ou não seus filhos”. Para a aplicação, será utilizado o imunizante da Pfizer.

Santa Catarina está pronta para a imunização infantil 36b5c

O governo catarinense já destacou que está pronto para seguir com o processo de vacinação contra a Covid-19 nas crianças. A nota foi emitida pela SES (Secretaria de Estado da Saúde) na tarde de sexta-feira (24). “Entendemos que é urgente a imunização das crianças contra a Covid-19“, disse o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

A nota ainda destacou que “é importante lembrar que a vacina indicada para esta faixa etária já possui estudo clínico concluído e aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o seu uso”.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Coronavírus 3s4k5s

Coronavírus

Pais que recusaram vacina são obrigados a vacinar filhos e pagar multa em SC 6p1ni

Moradores de Schroeder se recusaram a vacinar as crianças sem justificativa médica, segundo o Minist ...

Coronavírus

Covid-19: Dive começa distribuição das vacinas recebidas pelo Ministério da Saúde 496o65

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina começou a distribuição de novas do ...

Coronavírus

Após três meses, Santa Catarina recebe nova remessa de vacinas contra a Covid-19 6n3xw

Desde julho, o Estado não recebia vacinas para o público infantil, enquanto outras doses venceram em ...

Coronavírus

Falta de vacinas: 65% das cidades do Brasil relatam estoque crítico 70m2z

Paulo Alceu: "isso preocupa, pois a falta de vacina é a porta para o retorno de doenças erradicadas. ...

Coronavírus

Santa Catarina registra primeiros casos da nova variante do coronavírus 2l4kf

Santa Catarina confirmou os primeiros casos da nova variante do coronavírus, que foram registrados n ...