Nem pilates, nem hidro: o exercício que pessoas com mais de 60 devem praticar, segundo Harvard 5q296a
O estudo de Harvard mostra que a caminhada supera outras atividades físicas em quesito memória; apenas 10 minutos já fazem diferença para pessoas com mais de 60 anos 1v3n59
Estudos mostram que a caminhada é um exercício de baixo impacto com alto impacto na saúde do cérebro- Foto: Drazen Zigic/ND
Pessoas com mais de 60 anos não podem deixar de se exercitar, não apenas pelo fortalecimento muscular, mas também pelo bem do cérebro! Uma pesquisa de Harvard mostrou que a caminhada tem efeitos incríveis na memória e na função cognitiva.
Por que pessoas com mais de 60 anos deveriam praticar a caminhada? 2d6j2d
A caminhada é muito benéfica para pessoas com mais de 60 anos, pois aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que ajuda a melhorar a memória, a atenção, o raciocínio e a velocidade de processamento de informações.
Manter uma rotina ativa é essencial para pessoas com mais de 60 anos – Foto: Freepik/ND
Diversos estudos mostraram que caminhada regular pode ajudar a proteger contra o declínio cognitivo relacionado à idade, principalmente em pessoas com mais de 60 anos, incluindo a demência e a doença de Alzheimer. Além disso, a caminhada pode estimular a neurogênese, o crescimento de novas células cerebrais no hipocampo, importante para a consolidação de memórias durante o sono.
Outro estudo, publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences, revelou que apenas 10 minutos diários de exercício leve são suficientes para aprimorar a capacidade de armazenamento e recordação de memórias.
Redução estresse e ansiedade 125y3
Pessoas com mais de 60 anos podem melhorar a memória e a cognição ao praticar atividades leves – Foto: Freepik/ND
A caminhada também tem um efeito calmante e ajuda a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, que é extremamente prejudicial ao cérebro e pode minar a memória.
Outras atividades para melhorar a memória 5sj53
Jogos de videogame de estratégia;
Jogos de cartas;
Atividades sociais;
Palavras cruzadas;
Quebra-cabeças;
Meditação;
Leitura em voz alta.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.