O que é procedimento de amputação do reto feito por Preta Gil 621k9

Cantora revelou ter feito procedimento durante tratamento contra o câncer, em 2023; em agosto deste ano Preta Gil contou que doença voltou 2e1nq

A cantora brasileira Preta Gil, de 50 anos, precisou fazer uma cirurgia de amputação do reto durante o tratamento contra o câncer colorretal – diagnosticado em 2023. Em agosto, Preta descobriu a recidiva do câncer, dessa vez, em quatro novos pontos.

Cantora Preta Gil - mulher negra, gorda posando em pé usando um top em pedrarias que cobre apenas os mamilos. Ela usa calça branca e faz expressão séria no rostoPreta Gil revelou ter feito procedimento durante o tratamento contra o câncer, em 2023 – Foto: Alex Santana/Reprodução/Instagram @pretagil/ND

O que é cirurgia de amputação do reto feita por Preta Gil 51m1q

A amputação abdominoperineal do reto, mais conhecida como amputação do reto, é a remoção do canal anal e da parte final do intestino grosso. O procedimento fecha completamente a abertura na região.

Com a remoção, o cirurgião também realiza uma colostomia – abertura artificial que liga o intestino à parede abdominal – para o esvaziamento do intestino.

Ao ND Mais, o oncologista Lucas Milton Espíndola explica que a cirurgia permite a remoção por completo do câncer, quando a doença se desenvolve na parte inferior do reto.

“Ela traz como consequência a necessidade da realização de uma colostomia, a conhecida bolsinha do intestino, que serve para coletar as fezes através de um saco específico nas pessoas que têm a saída do intestino através da barriga, após a amputação do reto”, diz o médico da Oncoclínicas SC.

Indicações do procedimento, segundo o especialista:

  • Pacientes em que o câncer não desapareceu com auxílio da quimio e/ou radioterapia;
  • ⁠Pacientes que fizeram tratamentos iniciais e que seguem com a doença restrita à região do reto.

“Além da adaptação ao funcionamento da nova conformação do intestino, que é a colostomia, é necessário repouso para a recuperação, evitando impactos no local da cirurgia e da colostomia”, recomenda o oncologista.

Cantora foi diagnosticada com câncer em 2023 663228

Em janeiro do ano ado, Preta Gil anunciou o diagnóstico de um adenocarcinoma na porção final do intestino. A primeira fase do tratamento durou até julho, com sessões de quimio e radioterapia.

Em 22 de agosto, a cantora ou por uma cirurgia de remoção dos tumores no intestino e no reto e comemorou a retirada total das células cancerígenas. Após o procedimento ela chegou a utilizar uma bolsa de ileostomia que ajudava na recuperação – e foi tirada em 30 de novembro em uma nova cirurgia, para a reconstrução do trato intestinal.

Em dezembro de 2023, Preta Gil anunciou que estava em fase de remissão da doença, mas oito meses depois, em agosto deste ano, ela comunicou que precisou reiniciar o tratamento para o câncer.

“Conto com a boa energia, orações e vibrações de todos para seguir confiante. Já, já estou de volta”, contou a cantora nas redes sociais, mês ado.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Saúde o723w

Saúde

VÍDEO: Socorrista do Samu toca piano para acalmar paciente com dor aguda em SC 671q38

Socorrista tocava piano para acalmar homem de 66 anos que sofria com dores agudas causados por hérni ...

Saúde

Jovem paralisada após cheirar pimenta garante home care na Justiça 431c43

Thaís Medeiros sofreu uma grave reação alérgica em 2023, durante um almoço na casa do namorado

Saúde

Aquecimento global pode ampliar alcance de fungos letais que atacam pulmão, coração e cérebro 5z6b15

Estudo alerta que mudanças climáticas favorecem expansão de fungos perigosos como o Aspergillus fumi ...

Saúde

Doador com gene ligado ao câncer transmite mutação para 23 crianças 692uz

Falha na triagem genética permitiu que mutação associada ao câncer fosse transmitida a dezenas de cr ...

Saúde

Apenas duas cidades não têm registro de pessoas com diagnóstico de autismo em SC; veja quais n2857

Estudo inédito do IBGE contabilizou o número de pessoas que vivem no espectro autista em território ...