O que é Síndrome da Mão Alienígena, doença rara que faz o membro ter vida própria 4f1u5q

Síndrome da Mão Alienígena impossibilita as pessoas de controlarem os movimentos das próprias mãos, fazendo-as até mesmo se agredirem involuntariamente a3j1w

Imagine não conseguir controlar a própria mão e sentir que ela tem vida própria. É exatamente isso o que a Síndrome da Mão Alienígena causa. Essa doença rara e sem cura provoca movimentos involuntários que afetam drasticamente o cotidiano de quem convive com ela.

Imagem ilustrativa (Não real) de uma mão com Síndrome da Mão AlienígenaSíndrome da Mão Alienígena faz com que o indivíduo afetado sinta que não controla mais a própria mão – Foto: Freepik/ND

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), menos de 1% da população mundial possui a doença, cujas causas mais comuns são derrames da artéria cerebral anterior, tumores na linha média e doenças neurodegenerativas.

Mão para o alto em uma neblina Tumas diz que a Síndrome da Mão Alienígena pode ser desencadeada por tumores, lesões causadas pelo AVC, erros cirúrgicos, doenças degenerativas e outras – Foto: Imagem gerada por IA/ND

O que é e o que causa a Síndrome da Mão Alienígena 473w6

Segundo o professor Vitor Tumas, do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, a Síndrome da Mão Alienígena, uma doença sem cura, geralmente afeta um dos membros superiores de forma unilateral. Ela é causada por lesões no sistema nervoso central e provoca movimentos involuntários.

Mãos ao lado do corpo de um homemApesar de ser irreversível, a Síndrome da Mão Alienígena pode ser controlada com estratégias de adaptação – Foto: Vadym Drobot/ND

De acordo com um estudo, também não há terapias aprovadas ou recomendadas para a Síndrome da Mão Alienígena, seu tratamento é baseado em relatos anedóticos de intervenções farmacológicas e comportamentais.

Os autores do estudo sugerem, como em outros distúrbios do movimento, terapias físicas e ocupacionais, que são muito importantes para ensinar o paciente e seus cuidadores a se adaptarem às suas novas limitações.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Saúde o723w

Saúde

O que significa sentir chutes na barriga mesmo sem estar grávida 41216z

Sentiu algo parecido com chutes na barriga, mas sabe que não está grávida? Esse fenômeno curioso pod ...

Saúde

Quais grupos musculares treinar juntos? Veja as melhores combinações para maximizar resultados 5w1111

Saber quais grupos musculares treinar juntos é essencial, já que os exercícios devem promover força, ...

Saúde

Ter uma dessas duas profissões diminuem em até 40% o risco de morrer de Alzheimer 1a3m4z

O novo estudo destaca a ideia de que exercitar uma região do cérebro de forma constante pode protegê ...

Saúde

Nem banana, nem maçã: fruta mais saudável do mundo tem superpoder contra o envelhecimento k955

Essa fruta se destaca pela alta concentração de vitamina C e antioxidantes potentes, como os flavono ...