O que é ‘Síndrome do Bebê Sacudido’ que matou criança de 4 anos em SC 521r5q

Mãe e padrasto de menino de 4 anos foram presos por maus-tratos após ficarem 8 anos foragidos; laudo pericial contesta versão dada pelo casal 8512r

A criança de 4 anos vítima de maus-tratos pela mãe e o padrasto, presos na quarta-feira (27), morreu em decorrência da SBS (Síndrome do Bebê Sacudido). Laudo pericial contestou versão apresentada pelos pais de que menino teria morrido após queda acidental.

Criança de blusa bege e bermudinha laranja sendo carregada por adulto como se estivesse andando em cima do sofáBebês podem sofrer consequências graves de saúde por conta da síndrome – Foto: Freepik/Reprodução/ND

O que é Síndrome do Bebê Sacudido? 4b1p1g

A Síndrome do Bebê Sacudido, também conhecida como trauma não acidental em bebês, é uma condição grave que pode ter consequências fatais para os pequenos. A SBS acontece quando um bebê é sacudido com força e em movimentos repetidos.

Por ser mais frágil e desproporcional ao tamanho do bebê, o peso da cabeça deixa o cérebro e os olhos mais suscetíveis a sangramentos devido à força da sacudida.

Em alguns casos a SBS pode incluir: m5g2h

  • Fraturas em ossos longos, como braços e pernas;
  • Fraturas no crânio;
  • Sangramento no cérebro;
  • Hemorragias retinianas (quadro que afeta as retinas).

De acordo com a SBOP (Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica), a maioria das vítimas da Síndrome do Bebê Sacudido tem menos de um ano de idade, a maioria delas com menos de seis meses.

As lesões causadas pela SBS podem levar a deficiências visuais, de desenvolvimento permanentes e, inclusive, a morte do paciente.

Síndrome do Bebê Sacudido - Bebê da cor branca sendo carregado no ar por um homem adulto brancoBebês devem ser carregados com cuidado, sem movimentos bruscos – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Como evitar? 425h5

  • Aprenda técnicas para acalmar o bebê, como embalar, cantar ou dar um banho quente;
  • Nunca sacuda ou chacoalhe o bebê, mesmo que por pouco tempo;
  • Procure ajuda médica imediatamente se você notar qualquer sinal de lesão na criança, como: vômitos, convulsões, apatia ou sonolência excessiva.

Criança de 4 anos morreu pela síndrome em SC após negligência 2l3h5r

A Polícia Civil prendeu um casal pelo crime de maus-tratos contra criança, depois que mãe e padrasto provocaram a morte do filho da mulher, um menino de 4 anos. O caso ocorreu em 2015, em Florianópolis.

A dupla presa na quarta-feira (27) estava foragida há cerca de 8 anos e se escondia em cidades litorâneas dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Casal de homem e mulher sendo presos pela polícia civilMãe e padrasto da criança foram presos 8 anos após crime – Foto: PCSC/Divulgação/ND

Na época, os foragidos afirmaram à polícia que a criança teria caído e batido a cabeça durante eio em um shopping de Florianópolis.

De acordo com o laudo da perícia, a causa da morte do menino de 4 anos foi a síndrome do bebê sacudido, contestando a versão apresentada pela mãe e pelo padrasto da vítima. A criança teve morte cerebral no dia 21 de junho de 2015.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Saúde o723w

Saúde

Aquecimento global pode ampliar alcance de fungos letais que atacam pulmão, coração e cérebro 5z6b15

Estudo alerta que mudanças climáticas favorecem expansão de fungos perigosos como o Aspergillus fumi ...

Saúde

Doador com gene ligado ao câncer transmite mutação para 23 crianças 692uz

Falha na triagem genética permitiu que mutação associada ao câncer fosse transmitida a dezenas de cr ...

Saúde

Apenas duas cidades não têm registro de pessoas com diagnóstico de autismo em SC; veja quais n2857

Estudo inédito do IBGE contabilizou o número de pessoas que vivem no espectro autista em território ...

Saúde

Sebastião Salgado sofria com sequelas de doença adquirida em 1990; entenda a causa da morte 1z4q2i

Fotógrafo morreu em Paris nesta sexta-feira (23) após conviver por mais de três décadas com as seque ...