A criança de 4 anos vítima de maus-tratos pela mãe e o padrasto, presos na quarta-feira (27), morreu em decorrência da SBS (Síndrome do Bebê Sacudido). Laudo pericial contestou versão apresentada pelos pais de que menino teria morrido após queda acidental.
Bebês podem sofrer consequências graves de saúde por conta da síndrome – Foto: Freepik/Reprodução/ND
O que é Síndrome do Bebê Sacudido? 4b1p1g
A Síndrome do Bebê Sacudido, também conhecida como trauma não acidental em bebês, é uma condição grave que pode ter consequências fatais para os pequenos. A SBS acontece quando um bebê é sacudido com força e em movimentos repetidos.
Por ser mais frágil e desproporcional ao tamanho do bebê, o peso da cabeça deixa o cérebro e os olhos mais suscetíveis a sangramentos devido à força da sacudida.
Em alguns casos a SBS pode incluir: m5g2h
Fraturas em ossos longos, como braços e pernas;
Fraturas no crânio;
Sangramento no cérebro;
Hemorragias retinianas (quadro que afeta as retinas).
De acordo com a SBOP (Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica), a maioria das vítimas da Síndrome do Bebê Sacudido tem menos de um ano de idade, a maioria delas com menos de seis meses.
As lesões causadas pela SBS podem levar a deficiências visuais, de desenvolvimento permanentes e, inclusive, a morte do paciente.
Bebês devem ser carregados com cuidado, sem movimentos bruscos – Foto: Freepik/Reprodução/ND
Como evitar? 425h5
Aprenda técnicas para acalmar o bebê, como embalar, cantar ou dar um banho quente;
Nunca sacuda ou chacoalhe o bebê, mesmo que por pouco tempo;
Procure ajuda médica imediatamente se você notar qualquer sinal de lesão na criança, como: vômitos, convulsões, apatia ou sonolência excessiva.
Criança de 4 anos morreu pela síndrome em SC após negligência 2l3h5r
A Polícia Civil prendeu um casal pelo crime de maus-tratos contra criança, depois que mãe e padrasto provocaram a morte do filho da mulher, um menino de 4 anos. O caso ocorreu em 2015, em Florianópolis.
A dupla presa na quarta-feira (27) estava foragida há cerca de 8 anos e se escondia em cidades litorâneas dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Mãe e padrasto da criança foram presos 8 anos após crime – Foto: PCSC/Divulgação/ND
Na época, os foragidos afirmaram à polícia que a criança teria caído e batido a cabeça durante eio em um shopping de Florianópolis.
De acordo com o laudo da perícia, a causa da morte do menino de 4 anos foi a síndrome do bebê sacudido, contestando a versão apresentada pela mãe e pelo padrasto da vítima. A criança teve morte cerebral no dia 21 de junho de 2015.