A xilazina, mais conhecida como ‘tranq’, deve ser proibida no Reino Unido, após a morte de 11 pessoas. Chamada de ‘droga zumbi’ por conta dos efeitos analgésicos, a substância é considerada mais viciante que a heroína e pode até provocar o ‘apodrecimento da carne’.

Xilazina: o que é a ‘droga zumbi’ comedora de carne 2sm2m
A substância xilazina é um analgésico e sedativo específico para aplicação em animais. Nos humanos, pode provocar reações graves, incluindo o apodrecimento da carne.
Especialistas apontam que o composto é 50 vezes mais forte que a heroína. Por ter menor custo, a droga é muito adquirida por traficantes para ser misturada em outros entorpecentes, como o fentanil, para aumentar os lucros. Nos Estados Unidos, a droga já provocou uma onda de overdoses. As informações são do O Globo.
- A xilazina é considerada mais difícil de ser tratada do que outras drogas porque nunca foi aprovada para uso em humanos, além disso, ainda não existem antídotos para reverter o efeito da substância.

“Vimos o que aconteceu em outros países quando o uso dessas drogas ficou fora de controle, e é por isso que estamos entre os primeiros países a agir e proteger nossas comunidades dessas novas drogas perigosas”, explicou a ministra do policiamento do Reino Unido, Diana Johnson.
As mortes registradas por overdose aconteceram como resultado da mistura da droga zumbi com o fentanil e a junção das substâncias é considerada pelo Gabinete de Política Nacional de Controle de Drogas da Casa Branca uma “ameaça emergente”, nos Estados Unidos, em abril de 2023.
*Com informações do O Globo.