O Ozempic é o remédio do momento para quem busca emagrecer. No entanto, há dúvida se o medicamento pode ser considerado doping se utilizado por um atleta profissional.
Medicamento para emagrecer está em alta – Foto: Reprodução/Portal Minha Vida/ND
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão regulatório dos medicamentos no Brasil, está acompanhando os efeitos do produto no corpo humano.
Hoje o Ozempic não é considerado doping se utilizado por atletas. No entanto, a Anvisa informou que as substâncias codeína e semaglutida, presentes no medicamento, estão em monitoramento.
A Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), por exemplo, em nota reforça que a substância está em análise. Por outro lado, um medicamento ‘comum’ no dia a dia ou a ser doping: o Tramal.
14
Caneta Ozempic ficou amplamente conhecida após virar 'moda' entre pessoas que buscavam reduzir o peso de forma rápida - Reprodução/Ozempic -fabricante/ND
24
Medicação se popularizou na internet - Reprodução/@CBCNS/ND
34
Jojo Todynho itiu usar o medicamento duas vezes por semana - Reprodução/@JojoTodynho/ND
44
O Ozempic é utilizado como uma alternativa para perder peso, mas será que os signos têm influência na redução das medidas? - Freepik/Divulgação/ND
Como funciona o Ozempic? 445o3i
De acordo com o site oficial da Anvisa o Ozempic é uma substância semelhante ao hormônio GLP-1, que produzimos naturalmente no intestino e que indica para o sistema nervoso a sensação de saciedade.
A injeção da semaglutida deve ser aplicada apenas uma vez na semana. No entanto, é comum na internet encontrar pessoas que “fracionam” a dose que deve ser de no máximo 1mg por semana, em injeções diárias.
O risco, porém, é se a dose for fracionada de forma errada e, portanto, usada incorretamente.