O prefeito de Rio do Oeste Humberto Pessatti, conhecido como Betão, morreu na manhã desta terça-feira (15) por conta de complicações da Covid-19. A morte foi confirmada pela prefeitura do município.

Pessatti estava internado na UTI do Hospital Oase, em Timbó, desde o dia 26 de novembro. Ele havia recebido o resultado positivo para o coronavírus no dia 18 de novembro, quando teve os primeiros sintomas. No dia 23 precisou de atendimento médico e foi internado no Hospital Regional do Alto Vale, em Rio do Sul.
Com a piora do quadro clínico e precisando de um leito de UTI, Pessatti foi transferido para o Hospital Oase, em Timbó, no dia 26 de novembro. Desde então, ele foi monitorado dia a dia até a manhã de hoje, quando não resistiu às complicações da doença. Ele tinha 56 anos.
De acordo com informações da prefeitura de Rio do Oeste, o velório será realizado nesta quarta-feira (16) Igreja Matriz de Rio do Oeste, das 7h às 14h. O ato deverá obedecer as normas de prevenção contra o coronavírus, como uso de máscaras durante todo velório, distanciamento social de 1,5m, uso frequente de álcool 70%.
Conforme a Nota Técnica Conjunta nº 025/2020 da DIVS/DIVE/SUV/SES/SC, que diz que os funerais para óbitos ocorridos após 21 dias ou mais do início dos sintomas de Covid-19 poderão ocorrer com caixão aberto, será permitida a agem da população pelo local, respeitando o cordão de isolamento. A permanência no local será restrita aos familiares.
Ainda não há informações sobre o sepultamento.
Respeito na política 6p61n
Pessatti deixaria a prefeitura no final deste ano, após cumprir dois mandatos à frente da istração. Ele era filiado ao MDB. Ainda na manhã desta terça (15) o deputado federal Rogério Peninha Mendonça se manifestou pelas redes sociais, confirmando o falecimento de Pessatti.
“Ficaram muitas obras prontas, que sequer foram inauguradas. Mas são irrelevantes, perto do legado que ele deixou. Um cara de coração gigante. Um líder nato. Uma pessoa que nasceu pra brilhar. E agora vai brilhar no céu, iluminando os caminhos daqueles que ainda não partiram”, declarou.
O presidente estadual do MDB, deputado federal Celso Maldaner, também lamentou a morte de Pessatti, ressaltando sua sensibilidade para os anseios da população, e lembrou da importância dos cuidados contra a contaminação pelo coronavírus.
Leia a nota na íntegra:
“Estamos consternados com a morte do prefeito de Rio do Oeste, Humberto Pessati, nesta manhã de terça (15). Betão, como era conhecido, tinha 56 anos e estava internado desde o final de novembro com Covid. Fica a lembrança de um sensível aos anseios da população de seu município e de um companheiro de sorriso fácil, com um brilhante futuro político interrompido por essa doença que tantas vítimas já fez. Que sua partida sirva para redobrarmos os cuidados no combate à pandemia e cobrarmos um plano de vacinação eficaz das autoridades competentes. O MDB-SC está de luto oficial por três dias e se solidariza com os familiares e amigos por essa perda irreparável.
CELSO MALDANER
Presidente Estadual do MDB-SC”