Na manhã desta sexta-feira (8), a Prefeitura de Blumenau decretou situação emergência devido ao aumento de casos de dengue. O município blumenauense, de acordo com o último boletim divulgado na quarta-feira (6), tem 159 novos focos e 209 casos da doença.

Blumenau entrou em situação de epidemia de dengue após registrar aumento de casos em fevereiro. O total acumulado em 2024 é de 1.169 focos do mosquito, 4.661 casos prováveis e 708 confirmados. Três pessoas seguem internadas na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 24 em enfermaria.
Além do anúncio de situação emergência por epidemia, o prefeito da cidade, Mário Hildebrandt, também confirmou a abertura de um centro de atendimento da dengue. A estrutura atenderá de segunda a segunda-feira, das 7h às 19h, no campus 3 da Furb (Universidade Regional de Blumenau), na rua Iguaçu, a partir da próxima segunda-feira (11).
Nesta quarta-feira (6), em entrevista para o Balanço Geral da NDTV, o secretário de Saúde da cidade, Marcelo Lanzarin, também explicou que a cidade já conta com uma central de monitoramento para ar os resultados dos exames dos pacientes diretamente dos laboratórios e entrar em contato com essas pessoas.
Lanzarin disse que o objetivo é evitar que o paciente precise se deslocar para a Unidade de Saúde só para que o médico avalie o exame. A Central fica na Escola Técnica do SUS (Sistema Único de Saúde) e o atendimento acontece de forma ativa pelo telefone.
“Os casos aumentaram significativamente em comparação com o mesmo período do ano ado. Por isso, quanto mais blumenauenses ajudarem no combate, mais cedo conseguiremos controlar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença”, reforçou o secretário nesta sexta-feira.