Rede de atendimento em Jaraguá do Sul reduz taxa de mortalidade por Covid-19  3c4v5k

Com consultas por telefone, testagem e atendimento rápido, o número de óbitos por 100 mil habitantes está 23,4% abaixo da média nacional 243o3i

Com pouco mais de 180 mil moradores, o município de Jaraguá do Sul apresenta os menores índices de mortalidade por Covid-19, entre as cidades catarinenses com mais de 100 mil habitantes. Segundo levantamento divulgado pelo Estado no último dia 5 de abril, a taxa de mortalidade de Jaraguá do Sul estava em 120,8 para cada 100 mil habitantes, bem abaixo da média nacional (157,7) e de Santa Catarina (158).

Com uma rede ágil de atendimento, Jaraguá do Sul conseguiu reduzir mortes por Covid-19 – Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul/DivulgaçãoCom uma rede ágil de atendimento, Jaraguá do Sul conseguiu reduzir mortes por Covid-19 – Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul/Divulgação

Em termos de comparação, em Tubarão e Chapecó as taxas de mortalidade para 100 mil habitantes chegavam a 276,2  e 239,7, respectivamente. Abaixo da média, junto com Jaraguá do Sul, estão Blumenau, Palhoça e Brusque.

“Esses bons resultados se devem a vários fatores, desde as medidas de prevenção simples até a instituição de tratamento conforme o quadro clínico do paciente, com uma abordagem médica, correta e guiada pelo conhecimento e experiência do médico, sem ideologias políticas, sem politização do tratamento ou de receita médica”, afirma o médico Rodrigo Ferreira de Souza, presidente da Associação Médica de Jaraguá do Sul.

Teleconsulta e testagem 4m2n36

O sistema de gestão implementado logo no começo da pandemia engloba ações como a teleconsulta, a criação de um comitê de combate à doença, a abertura de 50 leitos exclusivos para Covid-19 e a compra de insumos, testes e medicamentos.

Além disso, a sanitização de ambientes públicos, a fiscalização com equipes de vigilância, a criação de protocolos e decretos e uma rede de atendimento em unidades básicas de saúde contribuem para o controle da pandemia na cidade.

Uma das primeiras ações tomadas no ano ado pela Secretaria Municipal de Saúde foi disponibilizar a Central de Telemedicina, que funciona diariamente, das 7h às 18h, e realiza o atendimento ao paciente logo nos primeiros sintomas da doença, além de agendar o teste de Covid-19.

Mais de 60 pessoas, entre profissionais da saúde e estudantes de Medicina, estão capacitados para o teleatendimento via 0800 – Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul/DivulgaçãoMais de 60 pessoas, entre profissionais da saúde e estudantes de Medicina, estão capacitados para o teleatendimento via 0800 – Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul/Divulgação

Os atendimentos são feitos por telefone (0800-643-8089) por cerca de 20 profissionais treinados, entre técnicos de enfermagem e  agentes comunitários, além de 18 médicos e 65 estudantes de Medicina, que auxiliam duas vezes por semana.

O exame é realizado a partir do 3º dia dos sintomas, sendo o PCR o mais solicitado. Se ar do 7º dia de sintomas, o exame solicitado (a critério médico) é o Teste Rápido de Anticorpos. O resultado do PCR leva de 2 a 4 dias.

“Esse atendimento inicial, ágil e rápido, ajuda no tratamento já nos primeiros sintomas da doença de acordo com as orientações do médico, que tem autonomia para prescrever a medicação que julgar mais adequada para cada caso”, explica a presidente do Comitê, Emanuela Wolff.

Testes são feitos a pedido do médico, logo após consulta na unidade de saúde – Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul/DivulgaçãoTestes são feitos a pedido do médico, logo após consulta na unidade de saúde – Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul/Divulgação

Comitê gestor 602y2n

Outra medida fundamental foi a criação do Comitê Extraordinário de Combate ao Novo Coronavírus, em 23 de março de 2020, cuja missão é proteger as pessoas, preparar o sistema de saúde público e privado e buscar saídas inteligentes para minimizar o impacto da crise econômica e social causada pela pandemia.

O grupo se reúne de forma online, diariamente, para discutir a situação da pandemia, o que permite acompanhamento e readequações, se necessário. O comitê é formado por representantes de vários setores, como a chefia de gabinete da Prefeitura, Polícia Militar e Civil, Secretarias municipais de Saúde, de istração, de Educação e de Desenvolvimento Econômico e Inovação, OAB, CDL, Ministério Público, empresários, médicos e vereadores.

Rede de atendimento 663t17

O município também criou uma unidade de atendimento (UAPS) e um protocolo de atendimento em unidades básicas de saúde e no PAMA (Pronto Atendimento Médico Ambulatorial), que fazem a diferença no controle da doença.

Na UAPS, anexo ao Hospital São José, o espaço é exclusivo para atendimentos de sintomas gripais leves. Lá, o paciente faz o teste, consulta e é medicado, se necessário, ou recebe uma receita para adquirir medicação nas farmácias, ficando por um período em observação.

Quem procura as unidades de saúde com atendimento Covid a por uma triagem com a enfermagem e segue para consulta médica. O profissional solicita o exame, que é coletado na própria unidade. O paciente também pode ser medicado e ficar em observação no local por um tempo, se necessário, ou pode retirar a medicação e levar para casa, a critério do médico.

Dados do município 581y4h

De acordo com o divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde em 9 de abril, foram confirmados 22.700 casos na cidade. Desse total, 21.822 pacientes estão recuperados  (96,1%), 653 em tratamento (2,9%) e 225 morreram (1%).

Em relação à vacinação, 15.066 moradores receberam a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 e 3.008 pessoas receberam a 2ª dose.

Embora os leitos UTI adulto e enfermaria estejam com 100% de ocupação e UTI infantil e enfermaria com 40% e 20%,respectivamente (números coletados na sexta-feira,9), não há fila de espera de pacientes, graças aos esforços e investimentos feitos pela istração municipal. Os estoques de insumos também estão atendendo à demanda exigida e não há falta de medicamentos.

Em um ano de pandemia, foram mais de R$ 45 milhões investidos no combate à Covid-19. “No entanto, diferente de municípios que montaram hospitais de campanha, investiram valores elevados e agora estão desmontando, aqui os investimentos ficarão como legado para os nossos hospitais”, diz a presidente do Comitê.

Confira onde ser atendido: 4ps21

UAPS
Segunda à sexta-feira (7h às 22h)
Sábados, domingos e feriados (7h às 19h)

PAMA I
Segunda à sexta-feira (7h às 19h)
Sábado e domingo (7h às 16h)

UBS Wolfgang Weege – Barra do Rio Cerro
Segunda à sexta-feira (7h às 18h)

0800-643-8089
Diariamente (7h às 18h).

+

Prefeitura de Jaraguá do Sul 191w6d

34ª Schützenfest traz cultura, música e tradição para Jaraguá do Sul 3m3a5u

Evento celebra a cultura germânica com gastronomia, música, dança e competições tradicionais em Jara ...

Prefeitura de Jaraguá do Sul mantém atendimento após princípio de incêndio 4ka59

Um princípio de incêndio foi registrado na prefeitura de Jaraguá do Sul neste fim de semana, causand ...

MP cobra fim das filas de fonoaudiologia pediátrica em Jaraguá do Sul 314hw

O Ministério Público está solicitando à Prefeitura de Jaraguá do Sul que tome medidas para acabar co ...

Jaraguá do Sul investe mais de R$ 94 milhões em obras de infraestrutura viária 4t2c36

Atualmente, há 72 obras em andamento no município e Binário da Vila Lenzi é uma das melhorias inaugu ...