SC recebeu R$ 77 milhões para atenção primária à saúde em 2023, diz ministério 5s613h

Secretário nacional de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes, expôs avanços da pasta em SC em reunião com secretários municipais 102ea

O secretário nacional de APS (Atenção Primária à Saúde), Nésio Fernandes, participou na quinta-feira (28) de mais uma edição do Comac (Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina).

Durante o evento, em São José, o representante do governo federal destacou investimentos na área no Estado e falou sobre a importância da volta do programa Mais Médicos, além do incremento de equipes de atenção primária em Florianópolis, que chegou a 27%.

Secretário Nacional de Atenção Primária à Saúde acompanha fala de Secretária estadual, Carmen Zanotto, durante congresso de municípios - Foto: SES/Divulgação/NDSecretário Nacional de Atenção Primária à Saúde acompanha fala de Secretária estadual, Carmen Zanotto, durante congresso de municípios – Foto: SES/Divulgação/ND

A APS é o primeiro nível de atenção da área, e se caracteriza por um conjunto de ações com relação à prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e a manutenção da saúde.

Atenção primária em SC 3j5k4m

Santa Catarina conta, atualmente, com 2.488 equipes de Saúde da Família e Atenção Primária credenciadas pelo Ministério da Saúde. A pasta destinou mais de R$ 77,5 milhões somente em 2023 para fortalecer o setor no estado.

Para o secretário Nésio Fernandes, fortalecer a APS é fundamental para a garantia da qualidade de vida da população. “Estamos empenhados em inovar, capacitar e valorizar os nossos profissionais de saúde, oferecendo equipes multiprofissionais para proporcionar um atendimento mais próximo, ível e integral”, afirmou durante o evento.

Outro ponto trazido por Nésio foi o aumento no número de equipes da Atenção Primária na Capital, que chegou a 27% em 2023.

Secretária da Saúde também se pronunciou 6tp3f

A Secretária Estadual de Saúde, Carmen Zanotto, acompanhou o durante o Comac e realizou uma fala sobre “Desafios da Atenção Primária à Saúde em Santa Catarina”.

Para Zanotto, a expansão das equipes multidisciplinares e  o aumento no número de agentes comunitários, oferece uma atenção integral mais próxima dos catarinenses.

O Comac ku3l

O Congresso dos Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina acontece em São José até esta sexta (29) e é organizado pela Fecam (Federação dos Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina).

Ao todo, são 89 municípios catarinenses representados por 305 iniciativas no evento, com a intenção de promover a colaboração e o crescimento das comunidades locais.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Saúde o723w

Saúde

Apresentadora entra em trabalho de parto ao vivo e segue jornal: ‘Prefiro estar no trabalho’ 19632d

Olivia Jaquith apresentava o programa matutino da emissora CBS6, nos Estados Unidos, quando a bolsa ...

Saúde

VÍDEO: Jovem de 22 anos morre após sofrer mal súbito em academia sem desfibrilador no RJ 165i3n

Equipamento médico, essencial para reanimação cardíaca em casos de emergências, é obrigatório no Rio ...

Saúde

Receitas falsificadas: ville identifica fraude em prescrições de medicamentos controlados 5d4v8

Entre os receituários falsificados, constavam s de dois médicos que não reconhecem as assi ...

Saúde

SC descarta um caso de gripe aviária e três seguem em investigação, no Oeste e no Sul 2w2m2b

O governo do estado descartou o caso investigado em Ipumirim, no Oeste de SC, como sendo de gripe av ...

Florianópolis supera 100 mil vacinas aplicadas contra a gripe e amplia ações de imunização 333p3k

Com aumento expressivo no Dia D, vacinação segue em ritmo acelerado na Capital, que vive estado de e ...