O secretário nacional de APS (Atenção Primária à Saúde), Nésio Fernandes, participou na quinta-feira (28) de mais uma edição do Comac (Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina).
Durante o evento, em São José, o representante do governo federal destacou investimentos na área no Estado e falou sobre a importância da volta do programa Mais Médicos, além do incremento de equipes de atenção primária em Florianópolis, que chegou a 27%.

A APS é o primeiro nível de atenção da área, e se caracteriza por um conjunto de ações com relação à prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e a manutenção da saúde.
Atenção primária em SC 3j5k4m
Santa Catarina conta, atualmente, com 2.488 equipes de Saúde da Família e Atenção Primária credenciadas pelo Ministério da Saúde. A pasta destinou mais de R$ 77,5 milhões somente em 2023 para fortalecer o setor no estado.
Para o secretário Nésio Fernandes, fortalecer a APS é fundamental para a garantia da qualidade de vida da população. “Estamos empenhados em inovar, capacitar e valorizar os nossos profissionais de saúde, oferecendo equipes multiprofissionais para proporcionar um atendimento mais próximo, ível e integral”, afirmou durante o evento.
Outro ponto trazido por Nésio foi o aumento no número de equipes da Atenção Primária na Capital, que chegou a 27% em 2023.
Secretária da Saúde também se pronunciou 6tp3f
A Secretária Estadual de Saúde, Carmen Zanotto, acompanhou o durante o Comac e realizou uma fala sobre “Desafios da Atenção Primária à Saúde em Santa Catarina”.
Para Zanotto, a expansão das equipes multidisciplinares e o aumento no número de agentes comunitários, oferece uma atenção integral mais próxima dos catarinenses.
O Comac ku3l
O Congresso dos Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina acontece em São José até esta sexta (29) e é organizado pela Fecam (Federação dos Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina).
Ao todo, são 89 municípios catarinenses representados por 305 iniciativas no evento, com a intenção de promover a colaboração e o crescimento das comunidades locais.