A água pode ser substituída por outras bebidas como suco e até refrigerante? Médicos explicam que não e troca pode causar danos sérios à saúde. História de idoso de 70 anos chamou a atenção na última semana e alertou para riscos.

Roberto Pedreira, de 70 anos, viralizou na última semana após o sobrinho dele compartilhar a saga do idoso: acontece que Roberto abandonou o hábito de beber água, substituindo o líquido natural pela Coca-Cola zero.
“E meu padrinho que o ÚNICO líquido que ele bebe há mais de 30 anos é Coca Cola. Sim, ele não bebe nenhum outro líquido que não seja Coca Cola, nem água. A imagem da direita não me deixa mentir”, disse João Victor na legenda de uma publicação.

O vício de Roberto é tão grande que ele já chegou até a fazer uma publicidade para uma sorveteria na cidade dele usando a sua bebida favorita, misturada ao sorvete.
De acordo com o sobrinho, no início de fevereiro Pedreira foi internado por conta da Covid-19 e, no hospital, também bebeu refrigerante e ainda avisou que não tomava “remédio líquido” e nem água, “só coca zero”.
O que acontece quando substituímos água por refrigerante? 5my6q
De acordo com o Ministério da Saúde, o refrigerante é uma bebida industrializada com quantidades altas de açúcar e ainda baixo teor de nutrientes.
O consumo da bebida em grandes quantidades contribui para o aumento do risco de doenças, como:
- Obesidade
- Hipertensão
- Diabetes
- Doenças cardíacas
O valor calórico e nutricional de uma lata de refrigerante pode variar de acordo com a marca, sabor e tamanho da embalagem. No entanto, em geral, uma lata de 350ml (mesma quantidade da lata de Coca-Cola) possui cerca de 140 calorias. Isso equivale a:
- 7% do valor diário recomendado para uma dieta de 2.000 calorias.
- 14% do valor diário recomendado para uma dieta de 1.500 calorias.
Além disso, o refrigerante possui açúcar em excesso e a lata com 350ml pode conter até 10 colheres de chá de açúcar, o que é mais do que o dobro da quantidade diária recomendada para adultos pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

A substituição da água pode causar desidratação e mau-funcionamento dos órgãos e sistemas do corpo. Sem água suficiente, o organismo apresenta fadiga, dores de cabeça, tontura, falhas renais e dificuldade de concentração.
Mesmo a versão 0 açúcar da bebida não é o líquido ideal para consumo, ou seja, não substitui a água. A água é responsável por regular a temperatura do corpo, melhorar a oxigenação sanguínea e ajudar na absorção de vitaminas e nutrientes importantes.
Segundo o MS (Ministério da Saúde), a quantidade de água que precisa ser ingerida por dia é muito variável e depende de vários fatores. Entre eles:
- Idade
- Peso
- O tipo de atividade física praticada
- Clima e temperatura

Essa quantidade precisa levar em consideração o organismo e o estilo de vida de cada indivíduo, conforme aponta o Guia Alimentar do MS.
Outras bebidas como os sucos naturais também podem ser incluídos na alimentação, mas em hipótese alguma, conforme apontam os especialistas, eles devem ser consumidos substituindo a água.