Há quase 50 anos, Florianópolis só podia ser ada por uma ponte, a Hercílio Luz. A avenida Beira-Mar Norte já era um ponto de encontro da comunidade e a cidade começava a se desenvolver para se tornar a metrópole que é hoje. Em São José, a população não apenas da cidade, mas de toda a região, ia até a Praia Comprida, onde atualmente é a Beira-Mar do município, para catar berbigão, delícia rara hoje em dia devido ao silencioso avanço populacional e da poluição que contaminou a água da baía.

Desde então, os municípios da Grande Florianópolis deram saltos gigantescos em seu desenvolvimento e se destacam hoje entre as cidades que mais crescem no Estado. Acolhem, a cada ano, centenas de novas empresas que fomentam a indústria, o comércio e o serviço na região. São conhecidos pelas suas ações urbanísticas, na área de mobilidade e pela alta qualidade de vida proporcionada à população, entre outros avanços.
Na área de saúde, a Unimed Grande Florianópolis, criada em 30 de agosto de 1971, trouxe um novo modelo de atendimento à região, baseado na medicina e na cooperação. Desde a sua fundação, a empresa é referência na área e busca constantemente a inovação no atendimento e nos serviços prestados, sempre focados no atendimento humanizado à população.
Hoje, a cooperativa médica compreende 17 municípios e atende mais de 200 mil beneficiários.
Gestão na saúde 1e31i
De acordo com o presidente da Unimed, Dr. Théo Fernando Bub, nos últimos anos, a empresa aposta na inovação dos processos, razão pela qual inaugurou em 2019 um hub de novos negócios para fazer parceria com startups. Em 2020 instituiu a área de Open Innovation (Inovação Aberta) para fortalecer a conexão com o ecossistema de inovação no Estado.
Ele explica que o objetivo é ir além de gerar possíveis novos negócios e tecnologias e disseminar a cultura de inovação, além de potencializar a visão criativa em seus mais de 1.100 colaboradores.
As primeiras ações começaram em 2016, com a transformação digital de processos, a criação de portais personalizados e de aplicativos específicos para clientes e médicos.
“Nos últimos dois anos, a Unimed Grande Florianópolis (UGF) deu vários saltos, especialmente em inovação e mudanças na cultura organizacional, para a criação de um ecossistema fértil a novas experiências, inclusive as atreladas ao cliente. Esse tema, aliás, é considerado essencial para garantir a sustentabilidade da cooperativa médica, que em 2021 completa 50 anos, consolidando-se como a principal marca de planos de saúde de sua região”, enfatiza.

Foco nas necessidades do paciente 41619
A partir dessa premissa, foi instituído internamente, na empresa uma espécie de slogan que ecoa entre as quase 15 áreas de negócio da cooperativa: trata-se da #ObsessãoPeloCliente. Mais do que um posicionamento interno, o bordão surgiu para pulverizar na prática seu significado aos mais de 200 mil clientes da UGF, de modo que tudo é pensado e planejado para melhorar a experiência e a jornada do beneficiário.
Um dos exemplos é o aplicativo Cliente UGF, que está repaginado e mais intuitivo para que o cliente possa gerir o plano de saúde de onde estiver, inclusive, utilizar a telemedicina e se conectar com o médico diretamente pelo celular.
“Todas as novidades foram colocadas à disposição dos clientes e, naturalmente, os digitais aderem com maior facilidade a elas, mas não esquecemos do fator humanizado, ou seja, para todas as inovações que colocamos em prática, o fator humano é pensado em primeiro lugar. Nossos atendimentos prezam por um jeito de cuidar que leva em consideração as pessoas, o que elas sentem e precisam”, afirma o CEO da Unimed Grande Florianópolis, Richard Oliveira.
Ações na pandemia 4a354q
Se 2020 foi marcado pelas transformações na sociedade decorrentes das restrições impostas pelo coronavírus, para a Unimed Grande Florianópolis o período foi de oportunidades. A empresa realizou ações preventivas e de apelo social, doando aos seus públicos e a instituições que atuam em comunidades menos assistidas 525 mil máscaras de tecido.
Também formalizou com as prefeituras das 17 cidades de sua área de abrangência a entrega de um pronto atendimento digital, que permitiu ao poder público gerenciar de maneira mais assertiva os casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Também doou para o governo catarinense mais de 700 mil insumos para a vacinação contra o vírus. Como forma de preservar a vida dos profissionais, tornou-se uma das primeiras Unimeds do país a instituir o home office e, posteriormente, a primeira a anunciar o modelo de trabalho de casa em caráter definitivo, na modalidade #anywhere.

Cápsulas de telemedicina Doctor-U s4t6h
Outra inovação implantada pela cooperativa médica foram as cápsulas de pronto atendimento, chamadas de Doctor-U. Instalada atualmente na sede de duas empresas (Portobelo e Intelbras), a cápsula de telemedicina tem ferramentas para promover um contato imediato com os médicos de forma segura e altamente tecnológica.
O colaborador entra na cápsula e digita o F em um tablet para iniciar o processo interativo. Por meio de equipamentos que emitem comando de voz, são realizadas aferições de temperatura, altura, peso, IMC (Índice de Massa Corporal), pressão arterial, frequência cardíaca e percentual de gordura. Feita essa checagem inicial, começa uma teleconsulta. A ação deve ser ampliada de forma gradativa nos próximos meses, até contemplar toda a carteira de clientes.
“Na China, essas cápsulas já são uma realidade, e estão nas ruas e elas eram vistas no Brasil como algo impossível. Então, começamos a pensar em algo para digitalizar o atendimento médico e se colocar ao lado do beneficiário. A telemedicina já tinha sido lançada, então agora é um o a mais”, acrescenta Oliveira.
Hospital Unimed Grande Florianópolis: excelência em saúde 2f4b5t
Hospitais cada vez mais repensam processos, adotam medidas de segurança, implementam tecnologias e apostam em atendimento humanizado. Essas foram as diretrizes colocadas em prática pelo Hospital Unimed Grande Florianópolis, e que conferiram-no o prêmio Excelência da Saúde, um reconhecimento às instituições hospitalares com destaque no país em quesitos que englobam pesquisa de mercado e ações inovadoras ao longo dos últimos anos.
Desde que foi inaugurada em 2014, na cidade de São José, a instituição [primeira na Grande Florianópolis a conquistar em 2019 o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA) pelo cumprimento de requisitos fundamentais de qualidade em saúde e segurança do paciente] preocupou-se em acolher seus pacientes com o que há de mais moderno e seguro em equipamentos. Diante disso, a estrutura hospitalar, na qual se encontram os leitos de UTI adulto e infantil e o avançado Centro de Diagnóstico de Imagem, permite realizar procedimentos de alta complexidade cirúrgica.
Durante a pandemia, o Hospital Unimed adotou a tecnologia do Pronto Atendimento Digital, pelo qual clientes que am o site www.unimedflorianopolis.com.br esclarecem dúvidas sobre os sintomas do novo coronavírus e de outras doenças e am por uma triagem virtual, de modo a identificar os próximos os do atendimento.

Tecnologias para o futuro 2u1f5b
Para o futuro, nos próximos 15 anos, o presidente da Unimed, Dr. Théo Fernando Bub, avalia que a inteligência artificial na saúde deve permanecer como uma ferramenta de apoio aos profissionais e otimização de processos para diagnosticar doenças, para gerar economia com cuidados de saúde. “Além disso, técnicas robóticas para reduzir complicações cirúrgicas, tecnologias para diminuir o tempo de permanência dos pacientes no hospital após a cirurgia e um mapa epidemiológico severo, com números, dados e amostras para respostas imediatas”, conclui.