‘Você vai vencer como eu’: Claudia Rodrigues manda apoio para Guta Stresser sobre esclerose

Claudia falou publicamente sobre a doença em 2006 e desde então tem mostrado ao público a luta contra a esclerose múltipla

Há 15 anos Claudia Rodrigues luta publicamente contra a esclerose múltipla, recentemente a colega de profissão, Guta Stresser, também revelou que foi diagnosticada com a doença degenerativa. Nesta quarta-feira (22), Claudia prestou apoio a colega.

Em um vídeo na internet, Claudia desejou força a Guta e falou sobre o desafio da doença. “Guta eu quero te dizer que a doença é uma merda, é uma doença degenerativa que vai acabando com a gente, é muito complicado isso. Tem que confiar em Deus, tem que ter muita fé mesmo, e lutar muito, fazer tudo que precisa ser feito”, começou.

Imagem mostra uma montagem colorida com duas fotos, à esquerda imagem do rosto da atrz Guta Stresser, à direita foto do rosto da atriz Claudia RodriguesApós Guta Stresser revelar diagnóstico de esclerose múltipla, Claudia Rodrigues presta apoio a colega – Foto: Reprodução/Internet

A atriz completa: “e se você tiver a sorte de ter uma Adriane Bonato na sua vida, você vai ter muitos anos de vida e com qualidade, caso contrário, infelizmente vai ser muito difícil, como já foi pra mim um dia sem ela. Mas nunca desista, tenha fé, acredite: você vai vencer como eu estou vencendo. Se cuida Deus te abençoe! E conte comigo e com a Dri também sempre”, terminou.

Nos comentários do vídeo muitos famosos também prestaram apoio tanto a Guta, quanto a Claudia, além dos fãs. “Pode ter certeza que o amor e a fé vencem qualquer obstáculo”, escreveu um seguidor.

Guta revela esclerose múltipla

A atriz Guta Stresser, a Bebel de A Grande Família, emocionou aos fãs após dar um depoimento sobre seu diagnóstico de esclerose múltipla aos 49 anos de idade. A atriz falou pela primeira vez sobre a doença em uma entrevista a revista Veja.

“Tive muito medo. Pela minha cabeça se desenrolava um filme em que eu ficava completamente incapacitada. ei a ter um pesadelo recorrente: imóvel, sem conseguir falar, tentava avisar meu companheiro”, começou Guta.

doença é crônica, sem cura, progressiva e autoimune, o que para a atriz soou aterrorizante. “Perdi o chão na mesma hora. Nem sabia direito o que era aquilo, só que afetava o cérebro, e só isso me soou aterrorizante”, contou.

Primeiros sintomas

A esclerose múltipla é uma doença crônica, inflamatória e autoimune. Dessa forma, o sistema de defesa do organismo ataca a camada de proteção dos nervos causando diferentes sequelas como dificuldade de caminhar, a perda da força e incontingência urinária. Alterações na visão podem ser o primeiro sinal.

“O sistema imune ataca a bainha de mielina, camada de gordura que reveste os nervos e é indispensável para que o impulso nervoso seja transmitido de um nervo para o outro e, assim, causa inflamações”, explica a neuroftalmologista Márcia Lúcia Marques.

De acordo com a médica, esse ataque pode acontecer com qualquer nervo, em diferentes partes do corpo. Por isso, a doença pode dar diversos sinais, como dificuldade para caminhar, descontrole urinário, confusão mental e fadiga crônica e formigamento, que acontece, geralmente, nos braços e pernas. “Às vezes, a pessoa fica anos com isso e pensa que não é nada”, observa.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Saúde