Brava, Campeche e Matadeiro: estas são as praias de Florianópolis que mais registram afogamentos e arrastamento pelo mar, de acordo com o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. O primeiro balneário fica no Norte da Ilha de Santa Catarina, e os demais no Sul.

As informações constam no Mapa de Calor das Ocorrências de Prevenção, Arrastamento e Afogamento, compilado pela corporação com dados dos últimos dois anos, 2022 e 2023. Apesar do levantamento, os bombeiros militares não detalharam o número de casos por praia.
De acordo com o Capital Rafael Vieira Vilela, comandante do 1º BBM (Batalhão de Bombeiros Militar), além dos balneários citados, também inspiram atenção as praias do Santinho e Ingleses, no Norte da Ilha, e a Joaquina, no Leste. Elas também registram números expressivos.
Confira o mapa 3x6f8

Quais praias de Florianópolis estão mais seguras? 1c486q
Desde o último dia 17, está em vigor a Operação Veraneio, do CBMSC, em todo o litoral de Santa Catarina. Até o dia de fevereiro todos os 430 postos guarda-vidas do Estado estarão ativos em 155 praias de 35 municípios catarinenses.
Para a proteção das praias de Florianópolis, há cerca de 120 guarda-vidas por dia. Por conta da extensão, a praias dos Ingleses conta com o maior número de efetivo: cerca de 20 profissionais atuam, por dia, para garantir a segurança dos banhistas, detalha Vilela.
A corporação orienta que o banhista instale o aplicativo de celular CBMSC CIDADÃO, que reúne informações do Corpo de Bombeiros Militar de Santa – entre elas estão as informações para segurança e ibilidade nas praias catarinenses.
É possível visualizar as condições do mar (através das cores das bandeiras de cada posto de guarda-vidas ativo), a incidência de águas-vivas, a balneabilidade da água, presença de ressaca, a disponibilidade de cadeiras anfíbias do projeto Praia ível, além de oferecer os endereços dos postos de guarda-vidas.
“Fiscaliza Verão”: Grupo ND lança projeto multiplataforma 4a1y2
Esta matéria faz parte do projeto “Fiscaliza Verão”, sobre a estação que iniciou em 22 de dezembro e promete atrair milhares de turistas e visitantes para as praias do Litoral Catarinense. Durante a temporada, o Grupo ND acompanhará de perto a qualidade e preço dos serviços oferecidos, além da segurança e qualidade das praias.

Como funcionará? 3v1m4y
Por meio de reportagens na televisão, no portal ND Mais, jornal impresso e rádios, o jornalismo do Grupo ND apontará abusos e cobrar do poder público maior fiscalização, educar sobre os direitos do consumidor e sensibilizar os agentes do segmento sobre a importância dos preços justos.
O conteúdo jornalístico mostrará as centenas de opções para os veranistas oferecidos pelas praias do Estado, e também os problemas em relação ao preço abusivo de alimentos, aluguéis, estacionamentos irregulares, além do ranking de balneabilidade e segurança em nossa orla.
Saiba como denunciar 6813v
Serão disponibilizados meios de participação e escuta da população mediante a disponibilização de um canal de um Whatsapp próprio (48 98404-2055) para receber denúncias e documentos que comprovem explorações e abusos de preços.