Guerrilheiro catarinense
David Beckha Santos Herold, brasileiro naturalizado americano, tem muito que o dizer à Polícia Civil de Florianópolis, onde é acusado de homicídio, tráfico de drogas e investigado na execução do traficante Tiago Cordeiro, o Calcinha, no início do mês, no bairro Saco dos Limões. Apelidado de americano por ter lutado pelos Estados Unidos na guerra contra o Afeganistão, David foi capturado em um sítio na estrada da Pimenta, localidade de águas Claras, em Viamão, interior do Rio Grande do Sul, na última quinta-feira, com mais seis catarinenses: quatro homens e duas adolescentes. Segundo a polícia, eles pretendiam abrir uma boca de fumo. O grupo foi preso com 1,2kg de maconha, balança e um punhado de cocaína. Segundo a polícia, Americano sabia lidar com armas e transformava pistolas em minimetralhadora para o crime organizado. A transferência dele para Santa Catarina é aguardada com muita expectativa.
Imbróglio jurídico
A Penitenciária de Imaruí, no Sul não do Estado, será mais construída na cidade, como pretendia o governo estadual. A 4ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça manteve a decisão da justiça local, impedindo o Estado de construir a penitenciária em Imaruí. O relator do processo citou as impropriedades no projeto: desapropriação de área sem estudo prévio, possibilidade de pagamento de valores acima da média de mercado, chance de o local ser área de preservação permanente e possibilidade da existência de sítio de interesse arqueológico, sambaqui.
Polícia Militar
Amanhã, a Polícia Militar de Santa Catarina comemora 180 anos de bons serviços prestados à população catarinense. O aniversário está recheado de boas atrações: apresentações, torneios, lançamentos, missa e baile de gala. O evento acontece em diversos dias e locais, na Grande Florianópolis. As comemorações vão se estender por todo o mês de maio. Hoje acorre lançamentos da revista, carimbo e selo da PM, na rua Visconde de Ouro Preto, 549, bairro, Trindade, Florianópolis.
Vovó do pó
Aos 63 anos Maria Edite já estava aposentada da atividade do tráfico de drogas, mas foi para a cadeia porque ainda havia uma pendência de seis anos e cinco meses a ser cumprida. Ele tentou por muito tempo ser descoberta, mudando constantemente de endereço. Porém, sexta-feira ela foi localizada molhando o jardim da casa, em Biguaçu. Segundo o delegado Attílio Gaspari Filho, esta é a terceira vez que Maria é presa. Vovó do pó, como é chamada, foi presa apela primeira vez em 2000.
Blitz
A Polícia Civil de Gravatal, no Sul do Estado, realizou uma blitz nos bares e simililares neste fim de semana. Foram fiscalizados 29 bares estabelecimentos. Deste total, 14 notificações não estavam com o alvará regularizado. Os proprietários terão prazo de 15 dias para normalizar a situação junto à Delegacia de Polícia Civil de Gravatal. Caso não cumpram o prazo, os estabelecimentos serão interditados. Outros bares e bairros devem ser vistoriados em operações pontuais.
Homicídio
Agentes da Divisão de Investigação Criminal de São José ainda sabem quem matou Adriano Júnior Deuscher, 34, na rua São Pedro, em São José. Adriano estava com a Honda CG MJM-2290 (São José) e foi atingido por dois tiros. Os suspeitos também trafegavam de motocicleta. Segundo informações, o garupa desceu da moto e disparou a queima roupa, atingindo a cabeça da vítima. Adriano tinha uma carteira de vigilante vencida e vestia uma camiseta com propaganda de entregador de pizza.
Tiro na perna
Três ladrões que fugiam da Polícia Militar com uma Mitsubishi sofreram acidente, capotando o veículo roubado na BR-282, em Palhoça e reagiram a prisão. Luan foi ferido com um tiro na perna, se rendeu e entregou o revólver. Também foram presos Thiago e Chrystian. Dentro do carro havia vários objetos roubados. Os três, a arma, o carro e o produto do roubo foram entregues à DP de Palhoça. Segundo a PM, a investigação começou às 14h de sábado após a guarnição encontrar Mitsubishi abandonada. Os policiais ficaram de campana e às 21hs três suspeitos entraram na caminhonete, iniciando a perseguição.
Arma e drogas
Policiais do Bope ( Batalhão de Operações Policiais Especiais) foram conferir denúncia de depósito de armas na avenida Atlântida, entre Florianópolis e São José e prenderam Vanderlei. Na casa onde ele estava, os PMs apreenderam uma pistola Taurus, com 42 munições, 300 comprimidos de ecstasy, 228 petecas de cocaína, mais uma bucha grande da droga que seria preparada em pequenas porções e R$ 786. Vanderlei foi autuado em flagrante na Central Regional de São José.