Avião que sumiu perto de SC inspira buscas com tecnologia que detecta calor humano; veja rota 4m6951

Buscas completaram 24h na tarde desta terça-feira; tecnologia empreendida ajuda a achar pessoas cobertas por vegetação ou no mar nan

A FAB (Força Aérea Brasileira) persiste na tarde desta terça-feira (4) nas buscas pelo monomotor que desapareceu no Paraná com dois assessores do governo do Paraná e um piloto. Foi empreendido nos trabalhos uma aeronave que detecta calor humano. A reportagem conta com informações do Ric Mais.

A equipe busca o avião de matrícula PT-JZC que transportava os desaparecidos. O veículo saiu na manhã desta segunda-feira (3) de Umuarama (PR) e tinha como destino Paranaguá, município a 75 km de Santa Catarina. O avião, no entanto não aterrissou no aeroporto indicado.

Equipamento tem sistema eletro-óptico para detectar humanos até mesmo enconbertos pela vegetação ou no mar – Foto: FAB/RicMais/Divulgação/NDEquipamento tem sistema eletro-óptico para detectar humanos até mesmo enconbertos pela vegetação ou no mar – Foto: FAB/RicMais/Divulgação/ND

O avião desapareceu na Serra do Mar paranaense, nesta segunda-feira (3). Estavam no veículos os assessores do governador Ratinho Jr (PSD), Heitor Guilherme Genowei Júnior e Felipe Furquim, tal como piloto Jonas Borges Julião.

Dentre os equipamentos utilizados para localizar as vítimas está a aeronave SC-105 Amazonas, utilizada nas buscas, conta com sistema eletro-óptico e utiliza sensores infravermelho, podendo detectar uma aeronave acidentada encoberta pela vegetação ou até mesmo uma pessoa no mar. O avião tem um radar EL/M-2022A capaz de vasculhar uma área de 360 km em terra ou mar; e quatro janelas em bolha para tripulantes observadores.

Além de assessor, Heitor Genowei Júnior é empresário, dono de um posto de combustível em Umuarama, no noroeste do Paraná. Já Felipe Furquim é assessor da Casa Civil. Antes, atuava como diretor do IAT (Instituto Água e Terra) em Umuarama, entre 2019 e 2022. No mesmo ano, foi diretor-geral da Sedest (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável).

ageiros que desapareceram nesta segunda-feira (3) – Foto: RICMais/Divulgação/NDageiros que desapareceram nesta segunda-feira (3) – Foto: RICMais/Divulgação/ND

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, a aeronave decolou do aeroporto de Umuarama por volta das 07h15. A última comunicação feita pelo piloto foi feita às 10h, com o aeroporto de Ponta Grossa.

O Cindacta confirmou que a aeronave estava desaparecida na região da Serra do Mar, no litoral paranaense, e as buscas começaram a partir das 14h.

O aplicativo Flightradar24 permite acompanhar a rota do avião da FAB em tempo real. Para acompanhar a rota do avião (SAR6552) em tempo real clique aqui.

*Com informações do Portal Ric Mais

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Segurança 4tia

Segurança

Corpo encontrado no Rio Tubarão é de cozinheiro de 34 anos; caso está em investigação 285x1z

Ocorrência foi registrada na manhã de terça-feira (27); vítima era de Salvador, mas morava no Sul de ...

Segurança

Conspiração familiar: filho é preso por ajudar casal a matar amante Mônica Carvalho 663b39

Pistoleiro contratado pelo casal para executar Mônica Carvalho segue foragido no Pará

Segurança

Moto furtada em 2015 é achada enterrada durante obra de loteamento em SC 476a2w

Moto furtada há 10 anos foi encontrada durante limpeza de terreno para obras em Timbó, no Vale do It ...

Segurança

‘Caça Comunista’: assassinos de aluguel cobravam R$ 250 mil para matar ministros do STF 3u5p4d

Polícia Federal descobriu a existência do "Comando C4" durante investigação da morte de advogado no ...

Segurança

Idosa atropela criança e adolescente em Criciúma e sofre crise nervosa após acidente 266i5r

Motorista de 79 anos foi levada à UPA após acidente no bairro próspera, vítimas não sofreram lesões ...