Cães de busca e resgate terão GPS na coleira em SC 4h2i2z

A nova tecnologia permitirá maior precisão e segurança nas operações com os cães de busca e resgate 4l2e7

O CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) está investindo em novas tecnologias para aprimorar o trabalho dos cães de busca e resgate. A mais recente inovação é um moderno GPS na coleira rastreadora, equipado com o sistema InReach, que permitirá maior precisão e segurança nas operações.

Cão de busca e resgate mostrando o novo GPS na coleira Cães de busca e resgate terão GPS na coleira em SC – Foto: Divulgação/CBMSC/ND

GPS na coleira 5v2711

O equipamento possibilita o monitoramento em tempo real da localização dos cães, além de garantir comunicação em áreas remotas, onde não há sinal de telefonia.

O primeiro exemplar do GPS na coleira está em fase de testes com o cabo Jean Renato Vieira e sua cadela Ilha, do 1º BBM (1º Batalhão de Bombeiros Militar), em Florianópolis.

Mais precisão e segurança nas buscas 234424

Segundo o cabo Jean, o novo sistema trará mais eficiência para o trabalho dos binômios, dupla formada pelo bombeiro e seu cão de resgate.

“Durante as buscas, os cães se deslocam livremente para fazer a varredura. Com o GPS na coleira, conseguimos acompanhar em tempo real sua localização, o que aumenta a segurança da operação”, explica o militar.

Além de otimizar o rastreamento, a tecnologia permite identificar a distância percorrida pelo animal e detectar alertas de vítimas, mesmo quando os bombeiros não conseguem ouvir os latidos a grandes distâncias.

Com o GPS na coleira, conseguimos acompanhar em tempo real sua localizaçãoO primeiro exemplar do GPS na coleira está em fase de testes – Foto: Divulgação/CBMSC/ND

Referência nacional em cinotecnia 563z4v

A atuação dos cães de busca no CBMSC começou em 2003, em Xanxerê, no Oeste do estado. No entanto, foi em 2008, após o desastre climático no Vale do Itajaí, que a atividade foi aprimorada.

Atualmente, Santa Catarina é referência nacional na cinotecnia, que é uma técnica que envolve o treinamento e emprego de cães em operações de busca, resgate e salvamento.

O diferencial do modelo catarinense é a convivência dos cães com os bombeiros 24 horas por dia, o que fortalece o vínculo e melhora o desempenho nas missões. A corporação também conta com uma Coordenadoria especializada, dedicada ao aprimoramento da metodologia e dos treinamentos.

Com a nova tecnologia, o CBMSC reforça seu compromisso com a inovação e a excelência nas operações de busca, garantindo ainda mais precisão e segurança no resgate de vítimas.

O diferencial do modelo catarinense é a convivência dos cães com os bombeiros 24 horas por diaAtualmente, Santa Catarina é referência nacional na cinotecnia – Foto: Divulgação/CBMSC/ND
Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Segurança 4tia

Segurança

VÍDEO: PM flagra casa com mais de 20 máquinas caça-níquel funcionando em SC 4q3540

Ação policial revela casa supostamente equipada para jogos de azar em Itajaí; máquinas caça-níquel s ...

Segurança

Homem que matou atendente de conveniência por ciúmes em Florianópolis é condenado a 14 anos 4m3d35

Acusado e vítima se relacionavam com a mesma pessoa; réu confessou em depoimento que o assassinato e ...

Segurança

‘Uísque para relaxar’: padre é investigado por embebedar e estuprar garoto em SP 6k35p

Abuso sexual teria ocorrido após o padre convidar o adolescente de 16 anos para jantar em Indaiatuba ...

Segurança

Corpo localizado em praia pode ser de turista argentino desaparecido em Florianópolis y672g

José María Alday, de 70 anos, desapareceu depois que saiu para fazer um eio em direção à trilha ...