Celular e anotações: o que foi apreendido na casa de Jair Renan Bolsonaro em Balneário Camboriú 2n2u6a

Casa de Jair Renan Bolsonaro em Balneário Camboriú foi alvo de mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (24) 71x6

Um aparelho de celular, um HD e papéis com anotações: estes foram os itens apreendidos na casa de Jair Renan Bolsonaro em Balneário Camboriú, Litoral Norte de Santa Catarina.

Filho de Bolsonaro é alvo da políciaO que foi apreendido na casa de Jair Renan Bolsonaro em Balneário Camboriú – Foto: Reprodução/Internet/ND

O endereço do filho do ex-presidente foi alvo da operação Nexum, da Polícia Civil do Distrito Federal, nesta quinta-feira (24). Jair Renan não foi conduzido para depoimento ou outras medidas. As informações foram readas pelo advogado de defesa dele, ar Gonzaga.

“Renan informou estar surpreso, mas absolutamente tranquilo com o ocorrido”, traz a nota oficial. A defesa ainda alegou não ter tido o ainda aos autos do processo.

Entenda a operação 332p3k

A operação investiga supostos crimes contra a fé pública e associação criminosa, além de crimes cometidos em prejuízo do patrimônio público do DF.

A Operação Nexum cumpre dois mandados de Prisão Preventiva e cinco mandados de Busca e Apreensão.

O principal alvo da operação seria o mentor do esquema. Segundo a Polícia Civil, ele coleciona registros criminais por falsificação de documentos, estelionato, organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, uso de documento falso e disparo de arma de fogo.

Em 2023, o investigado já foi alvo de duas operações da PCDF: a Operação Succedere, em que se apurou crimes tributários por uma organização criminosa especializada em emissão ilegal de notas fiscais; e a Operação Falso Coach, que apurou o uso de documentos falsos para o registro e comércio de armas de fogo e a promoção de cursos e treinamentos de tiro por meio de uma empresa em nome de um “laranja”, tendo nesta ação policial sido preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo.

Casa de Jair Renan Bolsonaro é alvo de operação da polícia do DF em Balneário Camboriú – Foto: Reprodução/Internet/NDCasa de Jair Renan Bolsonaro é alvo de operação da polícia do DF em Balneário Camboriú – Foto: Reprodução/Internet/ND

A investigação 5z7q

Materiais apreendidos motivaram uma nova operação, que revelou até o momento um esquema de fraudes com crimes de estelionato, falsificação de documentos, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, com o objetivo final de blindar o patrimônio dos envolvidos.

A investigação apontou a existência de uma associação criminosa, que usava laranjas para ocultar o verdadeiro dono de empresas de fachada ou fantasmas, usada pelo alvo e pelos comparsas.

O investigado criou uma pessoa falsa, Antônio Amancio Alves Mandarrari, cuja identidade falsa foi usada para abrir contas bancárias e figura como dono de empresas, como laranja.

Os investigados ainda forjaram faturamentos e ouros documentos das empresas investigadas, usando dados de contadores sem o consentimento, fazendo declarações falsas para ocultar movimentações financeiras, por exemplo, inclusive o envio de dinheiro para o exterior.

Leia a nota da defesa na íntegra: c4t6h

“NOTA À IMPRENSA

Ocorreu, na data de hoje, cumprimento de mandado de busca e apreensão na residência de Jair Renan em Balneário Camboriú/SC, onde foram apreendidos: um aparelho celular, um HD e papéis com anotações particulares. Não houve condução de Renan para depoimento ou qualquer outra medida.

A defesa informa que foi recém-constituída, e que por isso não obteve o aos autos da investigação ou informações sobre os fundamentos da decisão.

Renan informou estar surpreso, mas absolutamente tranquilo com o ocorrido.

ar Gonzaga
advogado”

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Segurança 4tia

Segurança

Após quatro furtos e morte de idosa atropelada em SC, dupla tenta resistir a prisão 3z6468

A morte da idosa Sueli Lucia Pertussati, de 77 anos, ocorreu durante uma fuga em que os suspeitos ha ...

Segurança

Mulheres são condenadas a 55 anos de prisão por homicídio em SC; corpo foi enterrado duas vezes 4l6v29

Duas mulheres sequestraram e mataram rival após enganá-la por mensagem; crime ocorreu em janeiro de ...

Segurança

VÍDEO: ‘Assalto fake’ com explosões e reféns agita Gaspar durante a madrugada 435z3o

Cenário de filme de ação testou habilidades das forças de segurança durante treinamento realista ...

Segurança

VÍDEO: Em ataque de fúria, mulher quebra equipamentos em ‘postinho’ de Jaraguá do Sul 281c

No vídeo, é possível ver a mulher chutando e quebrando os equipamentos enquanto a equipe permanece a ...

Segurança

Morte de idosa atropelada aconteceu após série de crimes em SC; entenda 3i6k1c

Os suspeitos foram presos em flagrante em Maravilha; A idosa de 77 anos morreu em Pinhalzinho, vítim ...