O CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) ativou unidades de força-tarefa para enfrentar as fortes chuvas desta quinta-feira (16). As regiões mais atingidas são o litoral norte catarinense e a Grande Florianópolis.

As operações de atendimento às ocorrências foram reforçadas. Até as 20h, foram registrados 123 atendimentos relacionados ao evento climático, envolvendo o resgate de 244 pessoas em situações de risco.
Entre os municípios mais atingidos estão Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Itajaí, Tijucas, Governador Celso Ramos e Florianópolis. Todos os bombeiros militares dessas regiões estão mobilizados no atendimento.
Ainda nesta noite, estão sendo encaminhados cinco caminhões-tanque para Balneário Camboriú, Camboriú e Itapema. Outros sete serão encaminhados na manhã de sexta-feira (17) com destino a Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema e Itajaí.
Segundo os bombeiros, essas viaturas auto-tanque chegam de Itajaí, Brusque, Itapema, Tubarão, Blumenau e Criciúma para reforçar os atendimentos nos municípios atingidos.
Cinco unidades de força-tarefa para enfrentar as fortes chuvas são acionadas m3a6w
Para ampliar a capacidade de resposta, cinco forças-tarefas especializadas em busca e resgate em enchentes e enxurradas foram acionadas para atuar nas regiões mais afetadas. As equipes mobilizadas incluem:
- Duas células da Força-Tarefa em Balneário Camboriú
- Uma célula da Força-Tarefa em Itajaí
- Uma célula da Força-Tarefa em Blumenau
- Uma célula da Força-Tarefa em São José
- Uma célula da Força-Tarefa em Florianópolis
As ocorrências atendidas envolvem, principalmente, o resgate de vítimas ilhadas – incluindo animais –, a desobstrução de vias e a contenção de pequenos deslizamentos.

Ocorrências por região: 1g3cx
Até a última atualização dos bombeiros, às 20h, havia sido realizado atendimentos a 234 ocorrências, em 23 municípios. Foram empregados cerca de 160 bombeiros, além de 58 viaturas e 34 embarcações.
Houve atendimento a 437 pessoas, incluindo resgates, salvamentos, atendimentos pré-hospitalares, cortes de árvores e desobstrução de vias públicas, pequenos deslizamentos, inundações e enxurradas.
O maior número de ocorrências foi relacionado ao resgate de pessoas ilhadas e a desobstruções de vias.

De acordo com o tenente-coronel Zevir Anibal Cipriano Junior, comandante interino da 1ª Região de Bombeiro Militar (1ª RBM), tanto os esforços das unidades de força-tarefa para enfrentar as fortes chuvas quanto o das outras unidades dos bombeiros, seguem focadas no socorro imediato e também na recuperação das áreas atingidas.
“Estamos empenhados no atendimento de todas as ocorrências, com guarnições para apoio aos municípios que estão sendo mais severamente atingidos. Da mesma forma, também estamos de prontidão para apoiar na recuperação das áreas, com limpeza de ruas e reestruturação das cidades”, afirmou.
O CBMSC reforça a orientação para que a população acompanhe os alertas emitidos pela Defesa Civil de Santa Catarina e evite deslocamentos desnecessários. Em casos de emergência, o contato deve ser feito pelo telefone 193.
Quartel dos bombeiros desaba com as fortes chuvas na Grande Florianópolis 1r5f42
Uma parte da estrutura do quartel Corpo de Bombeiros Militar em Governador Celso Ramos desabou por conta das fortes chuvas. O incidente ocorreu no início da tarde desta quinta-feira (16).
Quartel do Corpo de Bombeiros de Governador Celso Ramos desabou por conta das fortes chuvas – Vídeo: Divulgação/Repórter Sérgio Guimarães/ND
Municípios em situação de emergência 705z1i
As cidades de Balneário Camboriú, Camboriú, Governador Celso Ramos e Tijucas declararam situação de emergência. Até as 18h foram registradas 80 pessoas desabrigadas pelas chuvas em Santa Catarina, 50 em Itapema e 30 em Porto Belo.