O verão já inicia neste sábado (21) no Litoral Norte de Santa Catarina trazendo expectativas de momentos inesquecíveis com a família e amigos. Porém, a estação também exige tomar alguns cuidados em praias e mar.
Para evitar que dias especiais se transformem em memórias ruins, o ideal é estar informado com todas as formas possíveis de evitar acidentes. Por isso, o portal ND Mais entrou em contato com o Corpo de Bombeiros e trouxe algumas dicas de como aproveitar a temporada em segurança.
Corpo de bombeiros faz alerta a cuidados em praias durante o verão – Foto: CBSC/ Divulgação
Segundo o órgão, todo guarda-vida civil voluntário que atua na região na alta temporada a por curso de certificação e, caso já possua o curso, recertificação para estar apto a realizar salvamentos aquáticos. Além disso, todos atuam sob a supervisão dos militares do CBMSC.
Aplicativo ajuda na localização de postos de guarda-vidas 4x692x
Os bombeiros também informam que no aplicativo CBMSC Cidadão há informações para segurança e ibilidade nas praias catarinenses. No ícone “praias”, é possível visualizar as condições do mar.
Também é possível consultar a incidência de águas-vivas, a balneabilidade da água, presença de ressaca, além dos endereços dos postos de guarda-vidas compartilhável com aplicativos de navegação.
Verão exige que banhistas tomem cuidados em praias – Foto: Arquivo/Bruno Golembiewski/ND
Cuidados em praias durante o verão 461x5m
O Corpo de Bombeiros Militar de SC listou alguns tipos cuidados em praias para serem tomados, especialmente, durante o verão para a segurança do banhista em momentos de lazer.
Ao planejar uma ida à praia, é importante buscar por locais onde há serviços de guarda-vidas.
Ficar atento à sinalização dos postos, em que bandeira vermelha significa alto risco de afogamento, bandeira amarela, médio risco de afogamento, bandeira verde, baixo risco de afogamento. Há ainda a bandeira lilás, que indica presença de água-viva e a bandeira preta, que indica que aquele posto está desativado.
Atenção especial à sinalização na faixa de areia, em que a bandeira vermelha triangular significa que aquele local é perigoso. Normalmente sinaliza, também, que há uma corrente de retorno.
Respeitar aos avisos e alertas dos guarda-vidas.
Caso surpreendido por uma corrente de retorno, manter a calma e nadar paralelamente à praia buscando o banco de areia. Jamais nadar contra a corrente, em direção a praia. Pedir ajuda sinalizando com os braços.
Evitar nadar ou mergulhar próximo aos costões.
Após uma refeição ou ingestão de bebida alcoólica, não entrar na água.
Se for queimado por uma água-viva, não esfregar o local e nem utilizar água doce para lavar. A indicação é para o uso de vinagre. Nos postos de guarda-vidas as equipes disponibilizam vinagre e poderão avaliar a situação dos casos mais graves.