A Havan, empresa varejista catarinense, disponibilizou um hangar em Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, para receber os dois novos caças F-39 Gripen da FAB (Força Aérea Brasileira).
As aeronaves vieram da Suécia e chegaram a Santa Catarina no último dia 5 de maio, através do Porto de Navegantes.

Os dois caças, adquiridos da fabricante sueca SAAB, permaneceram no hangar até o dia 9 de maio, onde aram por diversos procedimentos de preparo para voo como instalação de assentos ejetores e checagem dos instrumentos de bordo. Técnicos especialistas da aeronáutica e da SAAB realizaram os preparativos.
Toda a estrutura e equipamentos necessários foram disponibilizados gratuitamente pela Havan, que já “hospedou”, contando com as duas últimas aeronaves, seis caças da FAB.
Com os preparos finalizados, os Gripen decolaram do aeroporto de Navegantes ainda na terça-feira (9) com destino à Base Aérea de Anápolis, em Goiás, percorrendo pouco mais de mil quilômetros em cerca de 1h20min.

A FAB, com a chegada dos dois caças, a a contar com seis F-39 Gripen no acervo, dos 36 que fazem parte do projeto.
Hoje (9/05), dois novos caças F-39 Gripen da FAB decolaram de Navegantes/SC com destino a Anápolis/GO. As aeronaves chegaram ao Brasil na última sexta-feira (5/05) e serão incorporadas ao 1º Grupo de Defesa Aérea, Esquadrão Jaguar.
Saiba mais: https://t.co/ac3MlmJWOG… pic.twitter.com/ntPIz686dk
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) May 9, 2023