O socorro à uma vítima de acidente em Ilhota, no Vale do Itajaí, marcou a primeira transfusão de sangue realizada fora do hospital na base de Blumenau. O serviço Sangue Total foi inaugurado na região há uma semana. O atendimento é feito em parceria entre as equipes do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar e Samu Aeromédico.

A colisão entre um carro e uma motocicleta foi registrada por volta das 7h50 desta terça-feira (4), na SC-412. As equipes de socorro, juntamente com o helicóptero Arcanjo-03, foram acionadas para atender duas vítimas com ferimentos graves.
Trabalho de equipes de socorro foi primordial para salvar homem 1b306m
Uma das vítimas, um homem de 57 anos, sofreu uma fratura exposta no fêmur e escoriações pelo corpo, além de apresentar uma lesão abdominal e perda considerável de sangue. O segundo ferido, um homem de 39 anos, apresentava uma fratura exposta na perna e mais escoriações pelo corpo.
Os Bombeiros Voluntários da cidade realizaram o primeiro atendimento até a chegada das equipes do Samu. Na sequência, o e avançado do Arcanjo-03 auxiliou no atendimento.
Por meio do programa Sangue Total, implantado na semana ada na base de Blumenau, a equipe de e avançado do helicóptero Arcanjo-03 pôde fazer a transfusão emergencial de sangue na cena, sendo a primeira transfusão realizada nesta base e a 42ª em Santa Catarina. A vítima foi conduzida para o Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí.
Programa consiste na transfusão de sangue durante atendimento das ocorrências – Vídeo: CBMSC/Reprodução ND
Serviço de Sangue Total 4i1r3c
O Serviço de Sangue Total é inovador e consiste no transporte de bolsas de sangue para que, em casos de extrema urgência, possam ser realizadas transfusões nos pacientes durante o atendimento, em cena ou durante o transporte aéreo nos helicópteros Arcanjo.
Por meio da ação, os pacientes são transferidos aos hospitais com maior probabilidade de vida.
A parceria entre o BOA/CBMSC, o Samu Aeromédico e o Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) faz com que o programa aconteça e tem como objetivo aumentar as chances de sobrevida de pacientes graves durante os atendimentos.
Conforme o CBMSC, para garantir o funcionamento adequado do serviço, o Hemosc fornece duas bolsas de “Sangue Total”, sendo uma do tipo O+ e outra do tipo O-, de acordo com a disponibilidade em estoque.
As bolsas são armazenadas na sede do BOA e, durante o atendimento, transportadas em uma caixa térmica especial, a qual assegura a conservação adequada do sangue.