‘Não tem como voltar’: famílias atingidas por enxurrada ainda sofrem com danos às casas em SC 706v3i

Imóveis continuam com danos e prefeitura de Garuva decretou situação de emergência 5k6i5r

Dois dias após uma forte enxurrada atingir Garuva, no Norte catarinense, famílias ainda continuam em um abrigo oferecido pelo município. Diversas casas foram atingidas pela força da chuva.

Casas atingidas por enxurrada em Garuva (SC)Famílias atingidas por enxurrada ainda sofrem com danos às casas em Garuva – Foto: Luciano Senderski/NDTV

A família de Stefany Huth é uma das que continuam no abrigo montado na Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, no Centro de Garuva, desde domingo (9). No local, ela e os filhos recebem café da manhã, almoço, café da tarde e janta, além de colchões e materiais de higiene pessoal.

A casa da família foi atingida por muita chuva e agora está coberta por lama, nas redondezas do Rio da Onça. “Tá sendo bem difícil. Só de ver as coisas, assim, se perdendo… É muito difícil ver o desespero dos meus filhos”, conta a dona de casa.

“Não tem como voltar”, dizem famílias após enxurrada 354b3f

Em entrevista à NDTV Record ville, Stefany se mostrou preocupada com a possibilidade do abrigo ser fechado. “A minha casa não tem como voltar, é um lixo grande, tá cheio de caramujo. Eu não sei o que a gente vai fazer”, relata.

A família da aposentada Maria Domingos Claudino também não consegue voltar para casa. A idosa conta que a água subiu muito dentro do imóvel e que, junto com o seu irmão que utiliza uma cadeira de rodas, foi retirada pela janela.

“Agora não tem como a gente voltar pra dentro de casa. Até é perigo a gente voltar lá e ter cobra na roupa da gente. Eu perdi tudo, só tô com a roupa do corpo. Peguei roupa aqui que trouxeram pra gente vestir”, diz emocionada.

Junto com seu irmão cadeirante, a aposentada precisou ser retirada pela janela da casa - Luciano Senderski/NDTV
1 3
Junto com seu irmão cadeirante, a aposentada precisou ser retirada pela janela da casa - Luciano Senderski/NDTV
Na casa da dona Maria, a água bateu na janela - Luciano Senderski/NDTV
2 3
Na casa da dona Maria, a água bateu na janela - Luciano Senderski/NDTV
O imóvel de Stefany também foi bastante atingido pela chuva - Luciano Senderski/NDTV
3 3
O imóvel de Stefany também foi bastante atingido pela chuva - Luciano Senderski/NDTV

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação de Garuva, Heloise Lemos, o município continuará prestando auxílio às famílias. “A gente está com tempo provisório (no abrigo), até para não interromper tanto o calendário escolar, mas a gente não vai trazer danos para as famílias e deixá-las sem um local para ficar”, garante a secretária.

“A gente também tem um plano alternativo de acompanhamento dessas famílias com auxílio aluguel. Vamos identificar imóveis no município que estejam com possibilidade de locação para que as famílias recebam o auxílio através da política de assistência social”, conclui a secretária.

Decreto de situação de emergência 4q5r3e

O temporal deixou 100 pessoas desalojadas e 18 desabrigadas. A Prefeitura de Garuva decidiu decretar situação de emergência na manhã desta segunda-feira (10).

Segundo o município, o decreto prevê situação de emergência nível II. As vítimas afetadas pela enxurrada são atendidas na Secretaria de Proteção e Defesa Civil, na rua Carlos Borgenhausen, em frente ao ginásio Evandro Nagel. As equipes realizam o cadastramento e, em seguida, fazem vistoria no local atingido para atender as necessidades dos moradores.

O ginásio Silvio de Miranda foi estabelecido como ponto de recebimento de donativos, como alimentos, água, itens de limpeza e higiene, colchões e móveis. As doações serão destinadas às famílias afetadas pela enchente por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação.

Garuva suspende aulas 3z713f

As regiões mais atingidas, de acordo com a Defesa Civil da cidade, são Urubuquara, Palmital, Giorgia Paula e Vila das Pedras.

As aulas foram suspensas após a chuva atingir algumas escolas e, de acordo com a prefeitura, os conteúdos serão repostos posteriormente. Além das unidades de ensino, os programas Sou Esporte e Musicart também tiveram aulas suspensas.

A UBS Urubuquara teve os atendimentos suspenso e não há previsão de retorno. Os pacientes da região são direcionados à UPA 24h. As demais UBS funcionam normalmente.

*Com informações de Isabela Corrêa/NDTV.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de ville e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Segurança 4tia

Segurança

Após quatro furtos e morte de idosa atropelada em SC, dupla tenta resistir a prisão 3z6468

A morte da idosa Sueli Lucia Pertussati, de 77 anos, ocorreu durante uma fuga em que os suspeitos ha ...

Segurança

Mulheres são condenadas a 55 anos de prisão por homicídio em SC; corpo foi enterrado duas vezes 4l6v29

Duas mulheres sequestraram e mataram rival após enganá-la por mensagem; crime ocorreu em janeiro de ...

Segurança

VÍDEO: ‘Assalto fake’ com explosões e reféns agita Gaspar durante a madrugada 435z3o

Cenário de filme de ação testou habilidades das forças de segurança durante treinamento realista ...

Segurança

VÍDEO: Em ataque de fúria, mulher quebra equipamentos em ‘postinho’ de Jaraguá do Sul 281c

No vídeo, é possível ver a mulher chutando e quebrando os equipamentos enquanto a equipe permanece a ...

Segurança

Morte de idosa atropelada aconteceu após série de crimes em SC; entenda 3i6k1c

Os suspeitos foram presos em flagrante em Maravilha; A idosa de 77 anos morreu em Pinhalzinho, vítim ...