Grupo criminoso que manipulava adolescentes a cometerem crimes é desarticulado pela polícia 3g2p27
Investigação começou após adolescente transmitir ao vivo um ataque a homem em situação de rua, desencadeando a ação policial que revelou um grupo que incitava jovens a cometerem série de crimes 6j2r54
Operação para desarticular grupo especializado em crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes foi deflagrada pela Polícia Civil do RJ – Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/ND
Nesta terça-feira (15), a Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou uma operação voltada para desarticular grupo criminoso que praticava crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes. São investigados crimes de ódio, de tentativa de homicídio, de instigação ao suicídio, de maus-tratos a animais, de apologia ao nazismo e de armazenamento e divulgação de pornografia infantil.
Batizada de Adolescência Segura, a operação cumpre mandados de prisão temporária e de busca e apreensão, além de internação provisória contra adolescentes infratores. Até as manhã desta terça, dois homens tinham sido presos e dois adolescentes, apreendidos. As investigações ocorrem no Rio, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul, com apoio das polícias civis destes estados.
A partir disso, e, após monitoramento e cruzamento de dados, policiais da Delegacia da Criança e Adolescente Vítima descobriram que o crime bárbaro não se tratava de um fato isolado. Os es do servidor utilizado no crime compunham uma organização criminosa especializada em diversos crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes, que eram seus principais alvos.
Investigação começou em fevereiro, após adolescente atirar coquetéis molotov contra um homem que dormia em uma calçada – Vídeo: Reprodução/ND
Segundo a Polícia Civil, o grupo se espalhava por diferentes plataformas digitais, onde manipulavam psicologicamente crianças e adolescentes, aliciando-os a cometerem crimes.
Grupo que cometia crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes também é investigado pelos Estados Unidos 5w6u
Conforme o relatório da polícia do Rio, a investigação contou com o apoio de duas agências estadunidenses, que também fizeram relatórios sobre a atuação da organização criminosa.
“A atuação do grupo é tão significativa no cenário virtual que mereceu a atenção de duas agências independentes dos Estados Unidos, que emitiram relatórios sobre os fatos, contribuindo com o trabalho dos policiais civis envolvidos no caso”, diz a PCERJ.