Homem é morto pela PM após tentar suicídio e ser salvo pelos pais em Florianópolis, diz irmão 1b3v6w

Guilherme Jockyman, de 31 anos, foi morto pela PM na frente de sua família, a 100 metros de casa, no dia seguinte ao seu aniversário 1g3r3p

Um homem de 31 anos foi morto pela PM (Polícia Militar) no bairro do Rio Vermelho, em Florianópolis, na manhã desta quinta-feira (17). A família relatou que Guilherme Jockyman estava em surto psicótico e foi atingido por dois tiros no peito.

Samu tenta reanimar homem morto pela PM no Rio VermelhoA família assistiu em desespero enquanto o Samu tentava reanimar Guilherme, morto pela PM – Foto: Acervo pessoal/ND

“Tudo aconteceu muito rápido”, conta o irmão mais novo Arthur, de 23 anos, ao ND Mais. A família é natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e mora em Florianópolis desde 2022.

Ele relata que Guilherme teria tentou cometer suicídio, mas foi contido pelos pais. A família não conseguiu segurá-lo dentro de casa e ele saiu para a rua por volta das 5h.

A irmã Cássia, de 29 anos, ligou para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e foi orientada a acionar a polícia, visto que Guilherme apresentava risco à própria vida.

Assim que a Polícia Militar chegou ao local, disparou contra a vítima. Guilherme caminhava em direção à guarnição quando foi atingido duas vezes no peito, a apenas 100 metros de sua casa.

“Ele andou em direção à PM e eles mandaram se abaixar, então atiraram duas vezes contra o peito. Não foi um tiro nas pernas, para impedi-lo de caminhar. Foram dois tiros para matar”, afirma o irmão Arthur, em choque.

“Ninguém tentou agredir a polícia, nem o meu irmão. Ele só estava caminhando na rua, em direção à PM”, completa.

Homem morto pela PM era pai e fez aniversário na véspera 3tn4b

Guilherme Jockyman sorri ao lado da filha de 5 anosMorto pela PM na manhã desta quinta-feira, Guilherme Jockyman deixa uma filha de 5 anos – Foto: Acervo pessoal/ND

Outras quatro guarnições chegaram no local depois dos disparos. O Samu também chegou e tentou reanimá-lo, sem sucesso. O óbito de Guilherme Jockyman foi constatado na hora.

A família ressalta que ele não estava armado no momento da abordagem. O homem morto pela PM deixa uma filha de 5 anos. A menina mora com a mãe e não presenciou o ocorrido.

Guilherme fazia tratamento psicológico e tomava remédios controlados para depressão e ansiedade, mas os familiares garantem que ele nunca representou um perigo a ninguém. Eles pretendem registrar uma denúncia ainda nesta quinta-feira.

Câmera de vizinhos registrou a ação da PM 5a196y

Os vizinhos da família testemunharam o momento em que Guilherme foi morto pela PM e cederam o vídeo gravado pelas câmeras de segurança. O registro mostra a chegada da guarnição na rua.

A PM mandou Guilherme se deitar e atirou em seu peito quando ele não obedeceu – Vídeo: Acervo pessoal/ND

No início do vídeo, é possível escutar os gritos de Guilherme. O pai da família exclama “pelo amor de Deus, corre”. Após os disparos, a mãe também grita.

O que diz a PM sobre o caso 61t48

A PMSC afirma, em nota, que “instaurou um inquérito” para apurar as circunstâncias do caso. Leia a íntegra abaixo:

“A Polícia Militar de Santa Catarina, através do 21º Batalhão de Polícia Militar, atendeu na manhã desta quinta-feira, 17, no bairro Rio Vermelho, em Florianópolis, uma ocorrência para prestar apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em uma situação envolvendo um homem em surto psicótico.

Durante a primeira tentativa de atendimento, a equipe do SAMU enfrentou dificuldades, sendo recebida com pedradas. Diante da situação crítica, foi solicitado apoio policial para garantir a segurança da equipe e possibilitar um atendimento adequado.

Informações preliminares indicam que o homem em surto, estaria de posse de duas armas branca (faca) e, no momento da abordagem, teria investido contra a guarnição policial militar, tendo sido empregado o uso de força letal, resultando no seu óbito. O 1º Comando Regional de Polícia Militar instaurou um Inquérito Policial Militar para apurar as circunstâncias que envolveram o atendimento da ocorrência.”, diz a nota.

6w41w

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Segurança 4tia

Segurança

Irmão diz que suspeito preso por bomba em ministério solta explosivos ‘o dia inteiro’ 535o71

Suspeito por bomba em ministério teria o costume de soltar artefatos semelhantes a bombinhas de São ...

Segurança

Sabotagem digital: funcionário é afastado suspeito de apagar dados em prefeitura de SC 6u4r1x

Prefeitura de Luiz Alves notificou polícia no início do ano, quando deu conta de que dados foram del ...

Segurança

‘Joguei o celular’, como mulher impediu ‘ladrão da faca’ de roubo em ville 2a2669

Assustada, vítima relata como jogou o celular para escapar de assaltante que a abordou a caminho do ...

Segurança

VÍDEO: Queda de avião destrói condomínio, deixa carros em chamas e mata todos a bordo nos EUA 343gt

Queda de avião de pequeno porte incendeia casas e carros em San Diego; todos os tripulantes morreram ...