Israel anuncia cessar-fogo na guerra com Hezbollah após intensos ataques no Líbano 3g3u4c

A duração do cessar-fogo depende do cumprimento do acordo pelo Hezbollah, segundo anúncio do primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu 3h296v

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, confirmou o cessar-fogo na guerra com o grupo extremista libanês Hezbollah em anúncio televisionado nesta terça-feira (26). A expectativa é de que o acordo entre em vigor na quarta-feira (27).

Anúncio do cessar-fogo pelo primeiro-ministro Benjamin NetanyahuBenjamin Netanyahu alertou que a duração do cessar-fogo depende do cumprimento dos termos pelo Hezbollah – Foto: Reprodução/X

“O Hezbollah escolheu nos atacar. Já se ou um ano, e este não é mais o mesmo Hezbollah. Nós o fizemos retroceder décadas”, declarou o primeiro-ministro israelense.

Netanyahu advertiu, no entanto, que voltará a atacar o Líbano caso o Hezbollah descumpra o acordo. Para ele, o cessar-fogo permitirá que Israel se concentre na ameaça do Irã.

“Estou disposto a fazer o que for preciso para evitar que Irã desenvolva arma nuclear”, declarou Benjamin Netanyahu.

Bombardeio de Israel no LíbanoO Exército de Israel realiza uma série de bombardeios no sul do Líbano desde setembro – Foto: AFP/ND

O Hezbollah participa do conflito desde a invasão do grupo nacionalista islâmico Hamas em Israel, em outubro de 2023. Os ataques na ocasião mataram 1,2 mil pessoas no sul israelense.

O acordo de cessar-fogo, no entanto, não dá trégua para a Faixa de Gaza. “Estamos determinados a garantir a destruição do Hamas”, reforçou o primeiro-ministro de Israel.

Como vai funcionar o acordo de cessar-fogo entre Israel e Hezbollah? 695s67

O combinado é que Israel retire as tropas que ocupam o sul do Líbano há meses. O Hezbollah, em contrapartida, deve recuar cerca de 25 quilômetros ao norte da fronteira israelense.

Soldado israelense na Faixa de GazaDiante do cessar-fogo com o Hezbollah, Israel deve focar no combate ao Hamas e ao Irã – Foto: Reprodução/Forças de Defesa de Israel

Os combates serão suspensos por pelo menos 60 dias e o exército do Líbano ficará no controle da faixa entre a fronteira de Israel e o Rio Litani. Após o anúncio de Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro libanês Najib Mikati pediu a “implementação imediata” do cessar-fogo.

Israel iniciou uma série de bombardeios contra o Hezbollah no fim de setembro. As ofensivas mataram o líder do grupo Hassan Nasrallah e outros integrantes importantes.

As forças israelenses também foram responsáveis pela explosão simultânea de 3 mil pagers e walkie-talkies de membros do Hezbollah no Líbano em setembro.

*com informações do portal R7 e do Estadão Conteúdo

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Guerra em Israel 641r4y

Guerra em Israel

O que se sabe sobre o ataque ao Museu Judaico que terminou em dois diplomatas mortos nos EUA 2a5d4r

Ataque a tiros ocorreu em Washington, nos EUA, vitimando casal de diplomatas que iria se casar em br ...

Guerra em Israel

VÍDEO: Após matar diplomatas em embaixada de Israel, atirador grita ‘Palestina livre’ 6le3g

Casal morto a tiros em ataque à embaixada de Israel em Washington, nos Estados Unidos, planejava noi ...

Guerra em Israel

Saiba quem é o líder do Hamas morto e que pode dar fim à guerra com Israel 1l2i6y

Muhammed Sinwar foi morto em ataques aéreos ao Hospital Europeu em Khan Younis, ao sul de Gaza, info ...

Guerra em Israel

Síndrome de Estocolmo? Vídeo mostra refém do Hamas beijando sequestradores 3f6r3d

O Hamas libertou seis reféns na cidade de Gaza neste sábado, e um deles foi flagrado em um gesto ine ...