Israel e Hamas fecham acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza; confira as 3 fases do combinado 1w3um

O acordo de cessar-fogo determina que o Hamas deve libertar os reféns em troca da retirada das tropas israelenses da Faixa de Gaza 2v4zx

Israel e o grupo islamista Hamas chegaram a um acordo de cessar-fogo nesta quarta-feira (15), segundo as agências internacionais AFP e Reuters. Fruto de intensa negociação, o contrato pode pôr fim à guerra que já dura mais de um ano na Faixa de Gaza.

Palestinos em meio a destroços após ataques de Israel na Faixa de Gaza, em 7 de novembroO acordo de cessar-fogo inclui um plano de reconstrução da Faixa de Gaza após 15 meses de guerra – Foto: Mahmud Hams/AFP/ND

Apesar de não ter sido anunciado oficialmente, o acordo de cessar-fogo já foi aprovado e deve ser assinado na quinta-feira (16), segundo o R7. Uma declaração conjunta também é esperada após a .

A proposta deve entrar em vigor de imediato. As determinações incluem a libertação de reféns mantidos pelo Hamas em troca de prisioneiros palestinos detidos por Israel.

Acordo de cessar-fogo prevê libertação de reféns pelo Hamas e prisioneiros por IsraelEm troca de cada soldado libertado pelo Hamas, Israel deve soltar 50 prisioneiros palestinos – Foto: Reprodução/Forças de Defesa de Israel

A notícia foi celebrada na Palestina, onde mais de 46 mil pessoas foram mortas no conflito, sendo mais da metade mulheres e crianças, segundo o Ministério da Saúde de Gaza.

A guerra com o Hamas começou em 7 de outubro de 2023, quando o grupo palestino atacou o sul de Israel e matou 1,2 mil pessoas. Outros 251 israelenses foram capturados, dos quais 97 permanecem reféns em Gaza e 34 teriam morrido.

Entenda as três fases do acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas 4a333

Bandeira palestina na Faixa de GazaA notícia foi celebrada na Palestina, que já perdeu mais de 46 mil pessoas na guerra – Foto: Jaafar ASHTIYEH/AFP

O acordo de cessar-fogo foi elaborado a partir de uma estrutura definida pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e endossado pelo Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

O plano teria três fases, conforme divulgou o jornal The New York Times. A primeira, com duração de seis semanas, começaria com a retirada gradual das tropas de Israel da Faixa de Gaza.

O Hamas concordou em soltar 33 reféns israelenses, entre eles cinco soldados. Cada um seria libertado em troca de 50 prisioneiros palestinos mantidos por Israel, que incluem 30 homens condenados à prisão perpétua por terrorismo, além de centenas de mulheres e crianças.

Israel se compromete a retirar as tropas de Gaza no acordo de cessar-fogoA guerra se estende desde outubro de 2023, quando o Hamas atacou o sul de Israel e desencadeou uma série de retaliações – Foto: Reprodução/ND

Na segunda etapa, o grupo islâmico libertaria os reféns restantes, sob promessa da retirada completa das forças israelenses de Gaza. O Hamas afirma que só vai soltar os reféns com a saída das tropas, mas Israel quer que todos retornem ao país antes de recuar com o exército.

Já na terceira fase do acordo de cessar-fogo, os corpos dos reféns mortos pelo Hamas seriam devolvidos em troca de um plano de reconstrução da Faixa de Gaza, a ser executado em um período de três a cinco anos, sob supervisão internacional.

*com informações do R7

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Guerra em Israel 641r4y

Guerra em Israel

O que se sabe sobre o ataque ao Museu Judaico que terminou em dois diplomatas mortos nos EUA 2a5d4r

Ataque a tiros ocorreu em Washington, nos EUA, vitimando casal de diplomatas que iria se casar em br ...

Guerra em Israel

VÍDEO: Após matar diplomatas em embaixada de Israel, atirador grita ‘Palestina livre’ 6le3g

Casal morto a tiros em ataque à embaixada de Israel em Washington, nos Estados Unidos, planejava noi ...

Guerra em Israel

Saiba quem é o líder do Hamas morto e que pode dar fim à guerra com Israel 1l2i6y

Muhammed Sinwar foi morto em ataques aéreos ao Hospital Europeu em Khan Younis, ao sul de Gaza, info ...

Guerra em Israel

Síndrome de Estocolmo? Vídeo mostra refém do Hamas beijando sequestradores 3f6r3d

O Hamas libertou seis reféns na cidade de Gaza neste sábado, e um deles foi flagrado em um gesto ine ...