O que é o ‘agito no coração’, que matou jovem de 16 anos após bolada em cobrança de pênalti 6c5g33

Condição que matou jovem após bolada no peito é uma das principais causas de mortes de atletas com menos de 25 anos; entenda o que é o 'agito no coração' 3c21e

O recente caso de um adolescente de 16 anos, que morreu após levar uma bolada no peito durante partida de futebol no Amazonas, pode ter sido causado por Commotio Cordis. A condição acontece quando um impacto externo e não perfurante no tórax atinge o coração em um instante específico do ciclo cardíaco, resultando em uma arritmia fatal.

Jovem de 16 anos morreu após levar bolada no peito no AmazonasCommotio Cordis pode ter causado morte de jovem que levou bolada no peito no AM – Foto: Reprodução/ND

Edson Lopes Gama era goleiro e sofreu parada cardiorrespiratória após cobrança de pênaltis durante uma partida de futebol na zona rural de Maués (AM). O momento do forte impacto foi registrado em vídeo.

Conforme o cardiologista Raphael Boesche Guimarães, membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a suspeita é que a causa seja Commotio Cordis – uma agitação no coração. A condição rara ocorre quando um impacto direto no peito coincide com um momento específico do ciclo cardíaco, desencadeando uma arritmia fatal.

Momento em que a bola atinge o peito do jovem de 16 anos foi registrado O Commotio Cordis é uma das principais causas de morte súbita em atletas jovens, de até 25 anos – Foto: Reprodução/ND

“Apenas exames post-mortem poderão confirmar a causa, mas é fundamental entender os riscos e medidas preventivas para evitar novas tragédias”, destaca o especialista.

Condição que matou jovem após bolada no peito no AM é uma das principais causas de mortes de atletas jovens 4d2th

O Commotio Cordis é uma das principais causas de morte súbita em atletas jovens, de até 25 anos. Ela ocorre quando o impacto no tórax atinge o coração no intervalo de 20 a 40 milissegundos da fase de repolarização ventricular precoce – que durante esforços físicos, pode resultar em uma parada cardíaca.

Estudos apontam que as taxas de sobrevivência em casos de Commotio Cordis aumentam de 25% para 58% com atendimento rápido. O uso de um desfibrilador externo automático e a presença de equipes médicas são cruciais para salvar vidas.

Jogador da NFL Damar Hamlin teve uma parada cardíaca após pancada no peitoO jogador da NFL Damar Hamlin sofreu uma pancada no tórax e teve parada cardíaca em campo – Foto: Reprodução/ND

Casos semelhantes já ganharam repercussão. Em janeiro de 2023, o jogador da NFL Damar Hamlin teve uma parada cardíaca após sofrer choque no tórax durante uma partida. Ele sobreviveu graças a medidas rápidas, como reanimação e uso de desfibrilador no campo.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Segurança 4tia

Segurança

VÍDEO: Motorista embriagado atropela e mata ciclista em Santa Catarina 4m4517

Motorista saiu do local sem prestar socorro e foi encontrado em casa pela Polícia Militar, que const ...

Segurança

Homem questiona atendimento à mãe e agride funcionários em hospital de Santa Catarina 336845

Segundo testemunhas ouvidas pela PM, o homem teria saído do hospital, ingerido bebida alcoólica e re ...

Segurança

Funcionário é prensado contra parede por caminhão em estádio de Santa Catarina 1gcv

Trabalhador é prensado contra parede durante montagem de estrutura para jogo no estádio Heriberto Hü ...

Segurança

Maior ataque aéreo: Rússia bombardeia Ucrânia pela segunda noite seguida e mata 12 pessoas 481h3k

Ataque aéreo na Ucrânia ocorre durante maior troca de prisioneiros desde o começo do conflito; Rússi ...

Segurança

O segredo da linha de pesca: como motorista usou técnica ilegal para evitar multas em rodovia i3f4u

Com um cartão e uma linha de pesca, o condutor ou mais de cem vezes em pedágios sem pagar as tar ...