Líder do Hamas é morto e conflito contra Israel se intensifica; Irã promete vingança 2o22d

Corpo de Ismail Haniyeh será enterrado na sexta-feira (2) em Doha; exército israelense não comentou sobre a morte de líder do Hamas 2o2y4m

A morte do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, comunicada pela Guarda Revolucionária do Irã nesta quarta-feira (31), deve intensificar o conflito do grupo com Israel, que se arrasta desde outubro de 2023.

Haniyeh, que estava no exílio entre a Turquia e o Catar, viajou para Teerã para assistir, na terça-feira, à cerimônia de posse do novo presidente do Irã, Masud Pezeshkian.

Ismail Haniyeh, líder do Hamas, foi morto no IrãIsmail Haniyeh, líder do Hamas, foi morto no Irã – Foto: SAID KHATIB/AFP/ND

Líder do Hamas foi morto em ataque 6x5s3q

Segundo a AFP, a Guarda Revolucionária do Irã informou que o assassinato do líder do Hamas aconteceu durante um ataque contra a residência em que estava Haniyeh e um de seus seguranças.

“A República Islâmica do Irã defenderá sua integridade territorial, sua honra, seu orgulho e sua dignidade, e fará com que os terroristas invasores lamentem sua ação covarde”, escreveu Pezeshkian na rede social X, em uma mensagem na qual chamou Haniyeh de “líder corajoso”.

A força de segurança destacou que a origem do ataque ainda não foi confirmada, mas que está sendo investigada. Segundo a agência de notícias Fars, Hanueyh foi “assassinado por um projétil aéreo”.

O Exército israelense não comenta sobre a morte de Ismail Haniyeh 201d3

Potências ao redor do mundo comentaram sobre a morte de Ismail Haniyeh. Turquia, China, Rússia e Catar (que atua como mediador nas negociações para um cessar-fogo em Gaza), condenaram o assassinato e alertaram para o risco de agravamento e propagação do conflito.

O assassinato “pode mergulhar a região no caos e minar as possibilidades de paz”, adverte um comunicado do Ministério das Relações Exteriores do Catar, que abriga a liderança política do grupo palestino.

“Este ataque também pretende ampliar guerra em Gaza a uma dimensão regional”, afirmou a diplomacia turca em um comunicado, que condena o “assassinato desprezível”.

Um membro do gabinete político do Hamas, Musa Abu Marzuk, declarou que o “assassinato do líder Ismail Haniyeh é um ato de covardia e não ficará impune”.

O presidente da Autoridade Palestina e em muitos momentos rival do Hamas, Mahmud Abbas, pediu aos palestinos que permaneçam “unidos, mantenham paciência e sigam firmes contra a ocupação israelense”.

Após o anúncio da morte, as várias facções palestinas convocaram uma greve genal e protestos “contra o assassinato do grande líder nacional Ismail Haniyeh, que é parte do terrorismo de Estado sionista e sua guerra de extermínio”.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Guerra em Israel 641r4y

Guerra em Israel

O que se sabe sobre o ataque ao Museu Judaico que terminou em dois diplomatas mortos nos EUA 2a5d4r

Ataque a tiros ocorreu em Washington, nos EUA, vitimando casal de diplomatas que iria se casar em br ...

Guerra em Israel

VÍDEO: Após matar diplomatas em embaixada de Israel, atirador grita ‘Palestina livre’ 6le3g

Casal morto a tiros em ataque à embaixada de Israel em Washington, nos Estados Unidos, planejava noi ...

Guerra em Israel

Saiba quem é o líder do Hamas morto e que pode dar fim à guerra com Israel 1l2i6y

Muhammed Sinwar foi morto em ataques aéreos ao Hospital Europeu em Khan Younis, ao sul de Gaza, info ...

Guerra em Israel

Síndrome de Estocolmo? Vídeo mostra refém do Hamas beijando sequestradores 3f6r3d

O Hamas libertou seis reféns na cidade de Gaza neste sábado, e um deles foi flagrado em um gesto ine ...