Líder do Irã ordena ataque a Israel após morte de chefe do Hamas 433o3f

Ordem para ataque à Israel foi tomada após o assassinato de Ismail Haniyeh, em um bombardeio. Hamas tem o apoio do Irã na Faixa de Gaza 6k3lo

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, ordenou atentado direto a Israel em retaliação ao assassinato de Ismail Haniyeh, líder do Hamas morto em Teerã na quarta-feira (31). A informação foi confirmada por três autoridades iranianas ao The New York Times.

Ali Khamenei ordenou que Irã prepare ataque à Israel após morte de líder do HamasAli Khamenei ordenou ataques do Irã à Israel após morte de líder do Hamas – Foto: R7/ Reprodução/ ND

Governo do Irã culpa Israel por morte de liderança do Hamas 2m5616

O líder do Hamas, Ismail Haniyeh, estava em Teerã para a posse do novo presidente do pais, Masoud Pezeshkian, quando foi morto em um bombardeio. Tanto o grupo fundamentalista como o governo iraniano culparam Israel, que não confirma nem nega o envolvimento no ataque.

O primeiro-ministro Binyamin Netanyahu disse que Israel “desferiu golpes devastadores” contra inimigos. Ele se referiu ao ataque que matou o comandante do Hezbollah, Fuad Shukr, apontado como responsável pela ofensiva que matou 12 crianças nas Colinas do Golã. Mas não mencionou Ismail Haniyeh.

“Acertamos nossas contas com Mohsen e acertaremos nossas contas com qualquer pessoa que nos faça mal”, declarou, Netanyahu ao se referir ao comando do Hezbollah. “Qualquer um que mate nossas crianças, qualquer um que assassine nossos cidadãos, qualquer um que faça mal a nosso país, sua cabeça tem um preço.”

Ataque à Israel como “punição severa” por morte de Haniyeh 5g5t5q

O país é apoiador de grupos rebeldes que integram o chamado “Eixo da Resistência”, como o Hamas na Faixa de Gaza e o Hezbollah no Líbano. Ao mesmo tempo em que busca evitar uma guerra direta com Israel, o regime iraniano aumenta a pressão com ataques de aliados por procuração.

Em abril, Teerã lançou um ataque sem precedentes a Israel com mísseis e drones, em resposta ao ataque que matou comandantes iranianos em Damasco, Síria. A retaliação foi quase que inteiramente interceptada, sem causar muitos estragos.

Segundo o R7, autoridades ouvidas pelo The New York Times consideram uma nova rodada de ataques com mísseis e drones contra alvos militares, possivelmente, em coordenação com grupos aliados no Iêmen, Síria e Iraque. Publicamente, o líder supremo ameaçou “punição severa” após a morte de Ismail Haniyeh em Teerã.

Khamenei orientou que o comando militar e a Guarda Revolucionária preparem planos de ataque e defesa para o caso de escalada do conflito no Oriente Médio, ou ataque dos Estados Unidos, principal aliado de Israel.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Segurança 4tia

Segurança

Após quatro furtos e morte de idosa atropelada em SC, dupla tenta resistir a prisão 3z6468

A morte da idosa Sueli Lucia Pertussati, de 77 anos, ocorreu durante uma fuga em que os suspeitos ha ...

Segurança

Mulheres são condenadas a 55 anos de prisão por homicídio em SC; corpo foi enterrado duas vezes 4l6v29

Duas mulheres sequestraram e mataram rival após enganá-la por mensagem; crime ocorreu em janeiro de ...

Segurança

VÍDEO: ‘Assalto fake’ com explosões e reféns agita Gaspar durante a madrugada 435z3o

Cenário de filme de ação testou habilidades das forças de segurança durante treinamento realista ...

Segurança

VÍDEO: Em ataque de fúria, mulher quebra equipamentos em ‘postinho’ de Jaraguá do Sul 281c

No vídeo, é possível ver a mulher chutando e quebrando os equipamentos enquanto a equipe permanece a ...

Segurança

Morte de idosa atropelada aconteceu após série de crimes em SC; entenda 3i6k1c

Os suspeitos foram presos em flagrante em Maravilha; A idosa de 77 anos morreu em Pinhalzinho, vítim ...