Marinheiro que dá nome a time de SC será incluído em livro dos heróis da pátria em Brasília 626w5j

Após aprovação da Câmara Federal e do Senado e da sanção do presidente Bolsonaro, nome de Marcílio Dias será incluído em livro com páginas de ação que fica em Brasília b3k1x

Dono de muito reconhecimento no Brasil, inclusive emprestando o nome para bairros, ruas, praças, escolas, hospitais, navios e para um dos times de futebol mais tradicionais de Santa Catarina, o Clube Náutico Marcílio Dias de Itajaí, o marinheiro Marcílio Dias (1838-1865) terá o nome inscrito no livro dos heróis e heroínas da Pátria que fica no Panteão da Pátria Tancredo Neves, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

O livro tem registros de heróis e heroínas oficialmente reconhecidos, como Tiradentes, Zumbi dos Palmares e Anita Garibaldi.

Pinturas de Marcílio Dias e da Batalha do Riachuelo que o consagrou herói nacional – Foto: Montagem/Marinha do Brasil/DivulgaçãoPinturas de Marcílio Dias e da Batalha do Riachuelo que o consagrou herói nacional – Foto: Montagem/Marinha do Brasil/Divulgação

É possível conferir o nome do homenageado e uma breve biografia, ressaltando a importância daquela vida para o país.

A lei 14.471/22 foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro e colocará o nome de Marcílio Dias no livro com páginas de aço.

Primeiro militar negro a ser reconhecido como herói da Pátria, nasceu no Rio Grande do Sul se destacou na Batalha do Riachuelo considerada a mais importante na Guerra do Paraguai.

Magro, com 1,65 metro de altura, encarou quatro paraguaios no combate corpo a corpo; os soldados de Solano Lopez segundo os relatos históricos tentavam tomar a bandeira do Brasil.

Busto do marinheiro Marcílio Dias no Estádio Dr. Hercílio Luz em Itajaí – Foto: Leandro Lins/Divulgação NDBusto do marinheiro Marcílio Dias no Estádio Dr. Hercílio Luz em Itajaí – Foto: Leandro Lins/Divulgação ND

Mesmo sozinho, Marcílio Dias matou dois dos paraguaios; depois ele que teve um braço decepado, morreu no dia seguinte e foi sepultado com honras militares nas águas do rio Paraná.

O projeto que deu origem à lei que trouxe a distinção ao marinheiro Marcílio Dias é de autoria do deputado Sanderson (PL-RS).

Livro de aço com os heróis e heroínas da pátria em exibição em Brasília – Foto:  Moisés Nazário/ Agência Senado/Divulgação NDLivro de aço com os heróis e heroínas da pátria em exibição em Brasília – Foto:  Moisés Nazário/ Agência Senado/Divulgação ND

O texto foi aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado antes da sanção do presidente Bolsonaro.

Registra o Arquivo Nacional: “No tombadilho ensanguentado, entre outros bravos, combateu Marcílio Dias corpo a corpo. Quando perdeu o braço direito, insensível às dores, empunhou o sabre com a mão esquerda”.

Um herói, digno de muitas homenagens.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Marcelo Nunes 6o13x

The Ocean Race

Está tudo pronto à próxima etapa da ‘The Ocean Race’ i572z

No programa desta sexta-feira (24), o repórter Marcelo Nunes conta todos os detalhes da preparação d ...

Marcelo Nunes

Fabricado em Itajaí; conheça mais sobre o iate de luxo do capitão da seleção Thiago Silva 1w7l

Zagueiro do Chelsea da Inglaterra deu modelo milionário de presente de Natal para a família em 2019; ...

Marcelo Nunes

Porto de Navegantes ‘fura’ Itajaí e assume linha com rota Ásia e Índia; entenda 3s29g

Navio de armador sul-coreano terá primeira escala na Portonave ainda este mês; entre os produtos exp ...

The Ocean Race

Uma prévia para Itajaí: The Ocean Race movimenta hotéis em cidade espanhola antes da largada j4o2z

300 integrantes das 10 equipes que disputam a maior regata do mundo devem gerar impacto milionário e ...