
Duas promotorias do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) abriram procedimentos para apurar a abordagem policial violenta, registrada na noite de segunda-feira (12), em Florianópolis.
Imagens, que vieram à tona nesta terça-feira (13), mostram agentes da Polícia Militar dando chutes e queimando dois indivíduos em situação de rua na região central da capital catarinense.
Segundo o MPSC, os indivíduos se abrigavam da chuva sob a marquise do prédio do INSS, em frente à praça Pereira Oliveira, na rua Marechal Guilherme, quando foram alvo da abordagem policial.
As apurações serão realizadas pelas promotorias das áreas do Direito Militar e do controle externo da atividade policial.

MPSC pede explicações sobre abordagem policial 5n6t6h
Segundo o órgão, a primeira ação foi movida pela 42ª Promotoria de Justiça. O promotor Rodrigo Millen Carlin requisitou ao comando-geral da Polícia Militar de Santa Catarina que instaure um inquérito policial militar para apuração e esclarecimento dos fatos envolvendo a abordagem policial.
Caso já exista procedimento em andamento, a 42ª promotoria solicita que o comando-geral informe o seu número e forneça informações sobre o estado atual do procedimento de investigação.
Em paralelo, o titular da 40ª Promotoria de Justiça, promotor Jádel da Silva Júnior, determinou a expedição de ofícios à Polícia Militar, solicitando as seguintes informações:
- Identificação dos envolvidos;
- Informações sobre o destino das vítimas e medidas adotadas na abordagem policial.
A promotoria ainda solicitou que a Corregedoria da PMSC instaure um procedimento investigativo acerca da abordagem policial e que a prefeitura de Florianópolis preste esclarecimentos sobre as ações da força-tarefa DOA (Defesa, Orientação e Apoio) em relação ao caso.
Veja a gravação: 2s2o5r
PMs agridem homens em situação de rua em Florianópolis – Vídeo: Redes Sociais/Reprodução regis
Entenda o caso 3p139
Um flagrante, registrado por moradores do entorno, mostra policiais militares agredindo pessoas em situação de rua no Centro de Florianópolis. A gravação mostra a abordagem policial a dois indivíduos, que são agredidos com cassetetes e chutes.
Em dado momento, uma das vítimas, que estava abrigada sob uma marquise, é queimada por um dos policiais militares. Ao menos seis agentes estão envolvidos na abordagem policial. Em nota, a PMSC confirmou a veracidade do vídeo e disse que a conduta dos policiais será apurada em um inquérito policial militar.