Uma embarcação de pesca que partiu de Itajaí com oito tripulantes naufragou em alto mar, a cerca de 40 km da costa de Garopaba, no Sul de Florianópolis, na noite desta sexta-feira (16). Conforme a Marinha do Brasil, o nome da embarcação é “BP Safadi Seif”.

O último sinal enviado do barco aconteceu no início da noite da última sexta-feira (16). Maurício Manoel Filho, dono da embarcação, afirma que está em constante contato com a Marinha.
“Sim [ele naufragou]. Não foram resgatados ainda. Ele partiu de Itajaí e está mais ou menos na região da Garopaba. Saíram quinta ou quarta, não lembro ao certo, e são oito tripulantes. Estamos em contato com a Marinha por causa da distância da costa”, confirmou, em rápido contato com o portal ND+.
Manoel relatou que foi avisado pelo comandante do barco via rádio. “A embarcação é minha, o chefe do barco mandou o recado, entre o fim da tarde e início da noite [de sexta]”, explica.
Buscas pelos tripulantes do naufrágio 462z3o
As buscas no local iniciaram por volta da meia-noite de sexta quando o Navio-Patrulha Benevente zarpou, mas até o momento ninguém foi encontrado. Também foram enviados militares da SC (Capitania dos Portos de Santa Catarina) com viaturas e embarcações para trabalhar junto à comunidade pesqueira.
Além disso, foi solicitado o apoio do Corpo de Bombeiros com um helicóptero e barco, bem como da Força Aérea Brasileira com o Salvaero Curitiba. Todas as embarcações que navegavam na área foram alertadas.
Conforme o comunicado oficial da Marinha, publicado na manhã deste sábado (17), até o momento não há confirmação de mortes. Ainda, a Capitania dos Portos instaurará um Inquérito istrativo, com prazo de 90 dias de conclusão, para apurar as possíveis causas e responsáveis.
“A Marinha estimula o encaminhamento de informações; lamenta o ocorrido e informa que manterá esforços contínuos nas buscas da embarcação e no socorro aos sobreviventes”, diz a nota oficial.