Operação Fio Desencapado apreende quase uma tonelada de materiais em Florianópolis 8563g

A Operação Fio Desencapado de combate ao furto de fio está entre as prioridades máximas determinadas pela Prefeitura de Florianópolis 2r6p3h

Somente entre segunda-feira (31) e quarta (2), quase uma tonelada de materiais foram apreendidos, durante a Operação Fio Desencapado, em Florianópolis. Foram 790 kg de materiais apreendidos, como ferro, plástico, papelão e lata, que estavam em locais irregulares, e 2 kg de fios de origem não comprovada.

Oito locais foram fiscalizados, sendo que quatro foram fechados por irregularidades.

fio desencapadoOperação Fio Desencapado apreende quase uma tonelada de materiais na Capital – Foto: Divulgação/PMF/ND

Segundo a Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis, a partir de agora serão realizadas várias fiscalizações semanais, vistoriando mais de 60 pontos de compra e venda de metais mapeados pela prefeitura.

A operação de combate ao furto de fios está entre as prioridades máximas determinadas pela istração municipal, principalmente por trazer impactos expressivos aos sistemas semafóricos e de iluminação da Capital, causando transtornos aos motoristas e população.

Nem mesmo o cartão-postal da Capital, a ponte Hercílio Luz, escapou dos frequentes furtos registrados nos últimos meses pela Guarda Municipal e Polícia Militar.

Resultado das operações 6k6a2f

Segundo o secretário da pasta, Araújo Gomes, já existem referências estatísticas que mostram que, sempre que as operações são intensificadas, a frequência dos crimes reduz.

“Abrimos uma nova forma de trabalhar essa questão com operações diárias, menores, controladas, porém mais cirúrgicas”, destaca.

Ainda segundo o secretário, as ações também envolvem o combate a possíveis riscos à saúde dos munícipes, como possíveis focos de dengue nos estabelecimentos.

“Mapeamos mais de 60 locais que comercializam sucatas, ferrosos, reciclados. Estamos indo em todos eles, verificando a regularidade em relação não somente a segurança pública e receptação, mas também a localização, meio ambiente e saúde”, aponta Gomes.

Com a expectativa de um prazo de dois meses para a regularização dos locais, Gomes acredita que as ações ainda mais frequentes vão quebrar a cadeia de criminalidade baseada na quebra de receptação.

“Como disse o prefeito Topázio, que determinou que essa ação ganhasse prioridade, parece muito evidente que se não tiver pra quem vender não tem o porquê roubar.”

Prefeitura quer controlar a venda de cobre 2e6w3s

No início do mês ado, o prefeito de Florianópolis Topázio Neto (PSD), anunciou outra medida focada em combater o furto de fiação da iluminação pública, através dos grandes receptadores.

Após um estudo técnico encomendado por Topázio, uma nova legislação sobre a venda de cobre deve entrar em vigor nos próximos meses.

A ideia, segundo a prefeitura, é que o município tenha controle da procedência do material vendido na cidade, sem infringir a legislação federal. A nova medida vai permitir até a cassação de alvará de funcionamento.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Segurança 4tia

Segurança

Trabalhador morre ao cair em poço de máquina de papel em SC 52406r

Acidente de trabalho ocorreu em uma empresa no interior de Tangará, no Meio-Oeste do estado; corpo f ...

Segurança

Polícia Civil aponta três culpados por homicídio em Balneário Arroio do Silva 6f141y

Vítima foi morta a tiros em maio de 2024, no bairro Jardim Atlântico; suspeitos estão detidos

Segurança

Homem cai de costão fazendo trilha e resgate pelo mar mobiliza bombeiros em Florianópolis 2c345t

Um jet-ski e o helicoptero Arcanjo estiveram empenhados no resgate realizado entre no mar, entre a P ...

Segurança

Homem é indiciado por abandono e morte de filhotes de família de vira-latas em ville 5o2hc

O crime ocorreu em janeiro e ganhou repercussão após a divulgação de imagens de um caminhão deixando ...