Casas e estabelecimentos comerciais nos bairros Santa Terezinha e Centro, em Xaxim, no Oeste de Santa Catarina, foram alvos de mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (27), durante a segunda fase da Operação Presente Indesejado.

De acordo com o delegado da Polícia Civil, Vagner Papini, as investigações apontam a existência de uma organização criminosa altamente estruturada, com divisão específica de funções, voltada ao tráfico de drogas em larga escala no município e região.
Os lucros obtidos com a atividade ilegal são lavados por meio de um esquema financeiro que busca dissimular a origem dos valores. O grupo investigado é responsável por gerenciar a comercialização e o transporte de entorpecentes sem, no entanto, ter contato direto com as drogas ou se expor publicamente.

Durante a operação, uma mulher de 45 anos foi presa em flagrante por tráfico de drogas. Apesar de tentar fugir da abordagem policial, ela foi detida com aproximadamente 50 gramas de cocaína, uma balança de precisão, dinheiro e uma máquina de cartão utilizada para as transações.
Além disso, nas demais residências alvos da operação, foram apreendidos diversos elementos de prova, que arão por perícia e serão anexados ao inquérito policial.

Operação Presente Indesejado contou com ação de 35 policiais 243n6g
A ação contou com a participação de 35 policiais civis e militares e foi coordenada pela Delegacia de Polícia Civil de Xaxim, com apoio de agentes de diversas unidades da 16ª Delegacia Regional de Xanxerê, do Serviço Aeropolicial de Fronteira (SAER) e da Polícia Militar.
A primeira fase da operação foi realizada em 19 de dezembro de 2024.
A operação Presente Indesejado foi deflagrada na manhã desta quinta-feira com a participação de 35 policiais. – Vídeo: Polícia Civil/ND